Desenvolvimento do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF

Desenvolvimento do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF

Título alternativo Development of the Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF
Autor Salles, Jerusa Fumagalli de Google Scholar
Fonseca, Rochele Paz Google Scholar
Cruz-Rodrigues, Camila Google Scholar
Mello, Claudia B. Autor UNIFESP Google Scholar
Barbosa, Thais Autor UNIFESP Google Scholar
Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The aim of this study is to present the development process and content validation of Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF, which briefly assesses the components of eight neuropsychological functions in school-aged children: orientation, attention, visual perception, memory, arithmetic abilities, language, visuoconstructive abilities and executive functions. The process comprised: 1) the analysis of the original NEUPSILIN instrument and definition of the functions and tasks to be adapted for the child neuropsychological assessment; 2) the development of new tasks considered as fundamental for the assessment in children; 3) pilot study 1 with the preliminary version of the instrument; 4) analysis by specialist judges; 5) pilot studies 2 and 3, new reformulation of the instrument's tasks and preparation of its final version. The instrument presented appropriate face and content validity.

O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo.
Palavra-chave Children
Neuropsychological tests
Neuropsychology
Cognition
Psychometrics
Criança
Testes neuropsicológicos
Neuropsicologia
Cognição
Psicometria
Idioma Português
Data de publicação 2011-12-01
Publicado em Psico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 16, n. 3, p. 297-305, 2011.
ISSN 1413-8271 (Sherpa/Romeo)
Publicador Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Extensão 297-305
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000300006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1413-82712011000300006 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6773

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Nome: S1413-82712011000300006.pdf
Tamanho: 199.6KB
Formato: PDF
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