A produção científica sobre docência em saúde: um estudo em periódicos nacionais

A produção científica sobre docência em saúde: um estudo em periódicos nacionais

Título alternativo Scientific production about health teaching: a study into brazilian journals
Autor Araujo, Erica Chagas Google Scholar
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Ferreira Gerab, Irani Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Faculdade de Medicina do ABC
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This article analyses articles published in Brazilian periodicals that address teacher training in health. The methodology consists of searching the Lilacs and SciELO databases and systematic documental review of existing literature. Of the 76 publications included, the review was based on the criteria of: region of Brazil, author's profession, concentration of papers in periodicals, research approach and topic addressed in the studies. The majority of the scientific production reviewed was from the southeast of Brazil (65.7%), with a predominance of nurses as the authors (43.3%), the use of qualitative methodology (40.7%) and undergraduate studies being the most common topic (43.4%). The review demonstrates researchers' need to understand the process of change in the field, so that the guidelines for developing a pedagogical project can be outlined.

Este estudo analisa artigos publicados em periódicos nacionais que abordam a formação docente em saúde. A metodologia compreende a busca nas bases Lilacs e SciELO, empreendendo-se análise documental no âmbito de uma revisão sistemática da literatura. Das 76 publicações inclusas, a análise foi realizada a partir de: região brasileira, profissão do autor, concentração da produção em periódicos, abordagem de pesquisa e temática abordada nas produções. A produção científica analisada é predominante na Região Sudeste do Brasil (65,7%), tendo como autores, na maioria, enfermeiros (43,3%), com uso da metodologia qualitativa (40,7%) e trazendo como assunto central a graduação (43,4%). A análise evidencia as necessidades dos pesquisadores de compreensão do processo de mudança na área, permitindo delinear diretrizes para a elaboração de um projeto de desenvolvimento docente.
Palavra-chave Graduate Education
Teaching
Health
Educação Superior
Docente
Ensino
Idioma Português
Data de publicação 2011-12-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 4, p. 486-492, 2011.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 486-492
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022011000400007 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6703

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022011000400007.pdf
Tamanho: 410.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta