Ciências Humanas e Sociais na formação das primeiras enfermeiras cariocas e paulistanas

Ciências Humanas e Sociais na formação das primeiras enfermeiras cariocas e paulistanas

Título alternativo Human and Social Sciences in the training of the first nurses 'cariocas' and 'paulistanas'
Ciencias Humanas y Sociales en la formación de las primeras enfermeras cariocas y paulistas
Autor Araújo, Aline Corrêa De Autor UNIFESP Google Scholar
Sanna, Maria Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Escola Paulista de Enfermagem Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais
Resumo This historical and documental study aimed to describe and analyze the place that the Human and Social Sciences occupied in the first curriculum of the Anna Nery Nursing School (EEAN) and of the São Paulo Hospital Nursing School (EEHSP), identifying the similarities and differences between them. As a methodology, the curricula of these schools were analyzed by comparing them and seeking, between primary and secondary sources, information of the contribution of Human and Social Sciences in the training of pioneer nurses in modern nursing in Brazil. It was concluded that the humanities subjects occupied a secondary place in the studied curricula in comparison with the technical disciplines and the utilitarian aspect required by this profession at that time.

Este estudio, de carácter histórico y documental, tuvo por objeto describir y analizar el lugar que las Ciencias Humanas y Sociales ocuparan en el primer programa de estudios universitarios en la Escuela de Enfermería Anna Nery (EEAN) y Escuela de Enfermeras del Hospital São Paulo (EEHSP), identificando las semejanzas y diferencias entre ellos. Se analizó los planes de estudio de estas escuelas, comparándolos y buscando, entre las fuentes primarias y secundarias, la contribución de las Ciencias Humanas y Sociales en la formación de enfermeras pioneras de la enfermería moderna en Brasil. Se concluyó que los temas de humanidades, el segundo lugar en el currículo de estudios en comparación con las técnicas y el aspecto utilitario que la profesión requerida en el momento.

Este estudo, de natureza histórico-documental, teve como objetivo descrever e analisar o lugar que as Ciências Humanas e Sociais ocuparam no primeiro currículo escolar dos cursos de nível superior de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP), identificando suas semelhanças e diferenças. Como metodologia foram analisados os currículos das referidas escolas, comparando-os e buscando entre fontes primárias e secundárias informações sobre a contribuição das Ciências Humanas e Sociais na formação das enfermeiras pioneiras da enfermagem moderna no Brasil. Concluiu-se que as matérias de humanidades ocuparam lugar secundário nos currículos estudados em comparação com as disciplinas técnicas e o aspecto utilitário que a profissão exigia na época.
Palavra-chave nursing Schools
nursing history
curriculum
education
escolas de enfermagem
história da enfermagem
currículo
educação
Idioma Português
Data de publicação 2011-12-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 6, p. 1106-1113, 2011.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 1106-1113
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000600018
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672011000600018 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6702

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0034-71672011000600018.pdf
Tamanho: 129.5KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta