Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem

Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem

Título alternativo Physical design atelier: strategy for physics resources administration learning on nursing
Taller de diseño físico: estrategia hacia aprendizaje de administración de recursos físicos en enfermería
Autor Draganov, Patricia Bover Google Scholar
Sanna, Maria Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The success of learning involves adequate strategies. Those inspired on andragogy, which is the science of teaching adults, seem to be ideal for the nursing undergraduate subject projects, with a focus on the administration of physical resources for nursing. This study reports teaching strategies that try to estimulate the acquisition of competences that make the nurse capable of a dialogue on projects with a multiprofessional team. The strategy involved a workshop composed by four stages: reading of projects, health assistance institute (HAI) attributions, notions on physical scaling strategies and development of a glossary. The strategy, proposed by a graduate student in the subject Strategies to the teaching of Administration , was tested through practical application, evaluated and approved by graduate students and teachers. The conditions for its implementation are working with few students, availability of proper classrooms and equipment, and partnership with HAIs.

El éxito de aprendizaje implica estrategias adecuadas. Aquellas inspiradas en la andragogia, que es la arte y la ciencia de enseñar adultos, parecen ser ideales hacia lo enseñanza de los proyectos, contenidos de administración de los recursos físicos ministró en la graduación de enfermería. El objetivo es describir una estrategia de enseñanza que búsqueda la adquisición de competencia que tornen el enfermero capaces de tratar, con el personal multiprofissional, sobre proyectos. El taller consta de cuatro pasos: lectura de proyectos, tareas de los establecimientos de salud, nociones de diseño físico y preparación de un glosario de términos. La estrategia, que fue propuesto por estudiante de la disciplina de la práctica educativa en el programa de postgrado sentido estricto, se puso a prueba en el taller cuando fue evaluado y aprobado por los estudiantes y profesores. Las condiciones para aplicación consiste en trabajar con pocos alumnos, salas propias, equipamientos disponibles y sociedad con establecimiento asistencial de salud.

O sucesso da aprendizagem envolve estratégias adequadas. Aquelas inspiradas na Andragogia, que é a arte e a ciência de ensinar adultos, parecem ser ideais para o ensino do tema projetos, conteúdo de administração de recursos físicos ministrado na graduação em enfermagem. O objetivo é relatar estratégia de ensino que estimula a aquisição de competências que tornem o enfermeiro capaz de dialogar, com a equipe multiprofissional, sobre projetos. A estratégia envolveu oficina composta por quatro etapas: leitura de projetos, atribuições do estabelecimento assistencial de saúde (EAS), noções de dimensionamento físico e elaboração de glossário de termos. A estratégia, proposta por aluna de disciplina de prática educacional de programa de pós-graduação senso estrito, foi testada, avaliada e aprovada em oficina por alunos e professores. As condições para aplicação dessa estratégia envolvem trabalho com poucos alunos, salas próprias, equipamentos disponíveis e parcerias com EAS.
Palavra-chave Learning
Models
educational
Teaching
Education, nursing
Aprendizagem
Modelos educacionais
Ensino
Educação em enfermagem
Idioma Português
Data de publicação 2011-09-01
Publicado em Revista Gaúcha de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, v. 32, n. 3, p. 620-624, 2011.
ISSN 1983-1447 (Sherpa/Romeo)
Publicador Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem
Extensão 620-624
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000300026
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1983-14472011000300026 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6587

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1983-14472011000300026.pdf
Tamanho: 280.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta