Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança

Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança

Título alternativo Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care
Comprendiendo la sensibilización del enfermero para el uso del juguete terapéutico en la práctica de atención al niño
Autor Maia, Edmara Bazoni Soares Google Scholar
Ribeiro, Circéa Amália Autor UNIFESP Google Scholar
Borba, Regina Issuzu Hirooka de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Faculdades Metropolitanas Unidas
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The objective of this study was to understand how nurses become aware of the use of therapeutic play as a nursing intervention instrument. Symbolic Interactionism was the theoretical framework and Interpretive Interactionism was used as the methodological framework. Participants were seven nurses working at hospitals and outpatient pediatric units who used the therapeutic play in their practice. Four representative themes emerged: Expanding the way he/she sees the child; Becoming fascinated with a new possibility to provide care; Noticing his/her revalidated action; and Committing himself/herself to the theme development. Such themes revealed that when nurses become acquainted with therapeutic play and use it in his/her practice, they begin on a journey that allows him/her to recognize the benefits of this intervention. By doing so, nurses revalidate their actions more and more, thus valuing play as a nursing intervention tool. The authors believe that teaching about therapeutic play and integrating it to nurses' daily practice are challenges yet to be overcome.

Este estudio objetivó comprender cómo se produce la sensibilización del enfermero para el uso del juguete terapéutico como instrumento de intervención de enfermería. El referencial teórico fue el Interaccionismo Simbólico, y el metodológico el Interaccionismo Interpretativo. Participaron siete enfermeras que actuaban en unidades pediátricas hospitalarias y ambulatorias, incluyendo el juguete terapéutico en su práctica. Emergieron cuatro temas representativos: Ampliando su mirada al niño como persona, Encantándose con una nueva posibilidad de cuidar, Percibiendo su acción revalidada y Comprometiéndose con el desarrollo de la temática. Estos revelaron que al conocer el juguete terapéutico y utilizarlo en la atención, la enfermera inicia un camino en el que constata los beneficios de tal intervención, lo que revalida cada vez más su acción, pasando a valorizarlo como instrumento de intervención de enfermería. Los autores consideran que enseñar sobre el juguete e integrarlo a la atención son desafíos que aún necesitan ser superados.

Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.
Palavra-chave Play and playthings
Child
hospitalized
Pediatric nursing
Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Enfermagem pediátrica
Idioma Português
Data de publicação 2011-08-01
Publicado em MAIA, Edmara Bazoni Soares; RIBEIRO, Circéa Amália e BORBA, Regina Issuzu Hirooka de. Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.839-846
ISSN 0080-6234 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Extensão 839-846
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000294442100007
SciELO S0080-62342011000400007 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6559

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0080-62342011000400007.pdf
Tamanho: 390.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0080-62342011000400007-pt.pdf
Tamanho: 376.4KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta