Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa ambulatorial: percepção dos pais e acompanhantes

Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa ambulatorial: percepção dos pais e acompanhantes

Título alternativo Therapeutic play when preparing the child for venipuncture outpatient: perception from the parents and attendants
El juego terapéutico en la preparación del niño para una punción venosa en ambulatorio: percepción de los padres y acompañantes
Autor Conceição, Caroline Monteiro Autor UNIFESP Google Scholar
Ribeiro, Circéa Amalia Autor UNIFESP Google Scholar
Borba, Regina Issuzu Hirooka de Autor UNIFESP Google Scholar
Ohara, Conceicao Vieira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Andrade, Paula Rosenberg de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Centro Assistencial Cruz de Malta
Resumo This qualitative descriptive study aimed to understand the perception from the parents and attendants about the use of Therapeutic Play when preparing their children for venipuncture, followed by blood collection. This study was performed in an outpatient clinic in the city of São Paulo. Data were collected using semi-structured interviews, conducted with eight parents of children who had been prepared with the play for the blood collection. These data were subsequently submitted to qualitative content analysis. Results showed that parents approved this preparation strategy and considered it to promote knowledge about the procedure, reduce the fear, have a soothing effect, and increase parents' and child's sense of security, in addition to this, it contributes to a humanized nursing care for the child and family. Finally, the importance of implementing the Therapeutic Play in child care provided in outpatient clinics and basic health units should be emphasized.

Estudio descriptivo cualitativo realizado con el objetivo de comprender la percepción de los padres y acompañante a respecto de la utilización del Juego Terapéutico en la preparación de sus hijos para la punción venosa previa a la recolección de sangre. Fue realizado en un ambulatorio de la ciudad de São Paulo. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas seme-estructuradas realizadas con ocho padres o acompañantes de niños preparados con el juego para la recolección de sangre, y que, después, fueron sometidos al análisis cualitativo del contenido. Los resultados evidenciaron que los padres aprueban esa estrategia de preparación y consideran que la misma favorece al conocimiento sobre el procedimiento, disminuye el miedo, tranquiliza y promueve la seguridad de los adultos y de los niños, además de ser una atención de enfermería humanizada y de calidad al niño y a la familia. Se reitera la importancia de la implementación del Juego Terapéutico en la asistencia al niño en ambulatorios y en unidades básicas de salud.

Estudo descritivo qualitativo com o objetivo de compreender a percepção de pais e acompanhantes sobre o emprego do Brinquedo Terapêutico no preparo da criança para a punção venosa ambulatorial, realizado em um ambulatório da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito pais ou acompanhantes de crianças preparadas para a punção venosa com o Brinquedo Terapêutico e, após, submetidos à análise qualitativa de conteúdo. Os resultados evidenciaram que eles aprovam essa estratégia de preparo e acreditam que esta favorece o conhecimento sobre o procedimento, diminui o medo, acalma e promove a segurança deles e da criança, além de constituir-se em um atendimento de enfermagem humanizado e de qualidade à criança e família. Reitera-se a importância da implementação do Brinquedo Terapêutico na assistência à criança em ambulatórios e unidades básicas de saúde.
Palavra-chave Play and playthings
Critical pathways
Ambulatory care
Pediatric nursing
Jogos e Brinquedos
Procedimentos Clínicos
Assistência Ambulatorial
Enfermagem Pediátrica
Idioma Português
Financiador Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Data de publicação 2011-06-01
Publicado em Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 346-363, 2011.
ISSN 1414-8145 (Sherpa/Romeo)
Publicador Universidade Federal do Rio de Janeiro
Extensão 346-363
Fonte http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200018
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-81452011000200018 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6469

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Nome: S1414-81452011000200018.pdf
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Formato: PDF
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