Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar

Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar

Título alternativo Coaching: a reference model for the practice of nurse-leaders in the hospital context
Liderazgo Coaching: un modelo de referencia para el ejercicio del enfermero-líder en el contexto hospitalario
Autor Cardoso, Maria Lúcia Alves Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Ramos, Laís Helena Autor UNIFESP Google Scholar
D'Innocenzo, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The objectives of the present study was to evaluate the leadership of nurses by using the coaching strategy as a managerial tool, and identify, measure and analyze the acquisition of competencies from the view of nurse-coaches. This is a descriptive, cross-sectional, exploratory and field study that was performed using a quantitative approach. Situational Leadership was selected as the theoretical framework and the research instrument was submitted to statistical and content analyses and was applied on 11 nurse leaders of a large scale private general hospital located in São Paulo. The results showed that participants gained new knowledge, confirmed the Situational Leadership model as the recognized being a coach leader, with a style that is mainly aimed at tasks and people, according to the situation involved, and pointed out the following skills as determinant of coaches: communication, giving and receiving feedback, assigning and gaining power and having an influence. Finally, the attitudes reflected the practice of coaching.

El estudio objetivó evaluar el liderazgo ejercido por enfermeras con uso de coaching como herramienta gerencial, identificar, mensurar y analizar la adquisición de competencias percibidas por enfermeras que actúan como coachs. Estudio descriptivo, transversal, exploratorio, de campo, con abordaje cuantitativo. El Liderazgo Situacional se seleccionó como referencial teórico y el instrumento investigativo fue sometido a análisis estadísticos y de contenido, aplicado a 111 enfermeras líderes en hospital general privado de gran porte de San Paulo. Los resultados evidenciaron que hubo incorporación de nuevos conocimientos, confirmaron el modelo de Liderazgo Situacional al reconocer al líder coach teniendo un estilo predominantemente orientado a tareas y personas, según la situación involucrada, y también indicaron con foco en las habilidades preponderantes del coach: comunicación, dar y recibir feedback, dar y ganar poder y ejercer influencia; que las actitudes reflejaron el ejercicio de liderazgo coaching.

O presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching.
Assunto Leadership
Nursing
Management of human resources in a hospital
Professional competence
Liderança
Enfermagem
Administração de recursos humanos em hospitais
Competência profissional
Idioma Português
Data 2011-06-01
Publicado em CARDOSO, Maria Lúcia Alves Pereira; RAMOS, Laís Helena e D’INNOCENZO, Maria. Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.3, pp.730-737
ISSN 0080-6234 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Editor Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Extensão 730-737
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000300026
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000291891400026
SciELO S0080-62342011000300026 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6466

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0080-62342011000300026.pdf
Tamanho: 128.6Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir
Nome: S0080-62342011000300026-pt.pdf
Tamanho: 141.6Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)