Migraine and cognition in children: a controlled study

Migraine and cognition in children: a controlled study

Título alternativo Migrânea e cognição em crianças: um estudo controlado
Autor Moutran, Andréa Regina Correa Autor UNIFESP Google Scholar
Villa, Thaís Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Diaz, Luciana Aparecida Sobirai Autor UNIFESP Google Scholar
Noffs, Maria Helena da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Pinto, Mariana Machado Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Gabbai, Alberto Alain Autor UNIFESP Google Scholar
Carvalho, Deusvenir de Souza Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: Evaluate the cognitive functions of children with migraine and compare them to A control group. METHOD: 30 migraineur children and 30 control group children without migraine, age ranging from 8 to 12 years old, were subjected to a cognitive functions assessment with Wechsler Intelligence Scale for Children (WISCIII). RESULTS: Although both groups had a normal cognitive performance, children with migraine had significantly worse scores compared to the control group in the subtests of Information, Arithmetic, Vocabulary, Object Assembly and in the Indexes of Perceptual Organization, Resistance to Distraction and Processing Speed. CONCLUSION: Children with migraine had impairment in some cognitive functions such as attention, memory, information speed, and perceptual organization compared to the control group.

OBJETIVO: Avaliar as funções cognitivas de crianças com e sem migrânea, utilizando a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). MÉTODO: A amostra foi composta por 30 crianças com diagnóstico de migrânea na idade entre 8 a 12 anos e grupo controle de 30 crianças sem migrânea na mesma faixa etária. Todas foram avaliadas pela Escala de WISC-III. RESULTADOS: Embora ambos os grupos tenham demonstrado um quociente de inteligência dentro da média, as crianças com migrânea, quando comparados aos controles, tiveram desempenho inferior nos subtestes de Informação, Aritmética, Vocabulário, Armar Objetos e nos Índices de Compreensão verbal, Organização Perceptual, Resistência à Distração e Velocidade de Processamento. CONCLUSÃO: Quando comparadas aos controles, crianças com migrânea apresentaram desempenhos inferiores em vários domínios cognitivos como atenção, velocidade de processamento, memória e organização perceptual.
Palavra-chave migraine
children
Wechsler Scale
WISC-III
migrânea
criança
Wechsler Scale
WISC III
Idioma Inglês
Data de publicação 2011-04-01
Publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 69, n. 2a, p. 192-195, 2011.
ISSN 0004-282X (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
Extensão 192-195
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2011000200010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000290122900010
SciELO S0004-282X2011000200010 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6415

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Nome: S0004-282X2011000200010.pdf
Tamanho: 2.134MB
Formato: PDF
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