Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem

Representações de gênero nas relações estudante de enfermagem e cliente: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem

Título alternativo Gender representations in nursing student and client relations: contributions to the learning process
Representaciones de género en las relaciones estudiante de enfermería y cliente: contribuciones al proceso enseñanza-aprendizaje
Autor Muroya, Renata de Lima Autor UNIFESP Google Scholar
Auad, Daniela Autor UNIFESP Google Scholar
Brêtas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The purpose of the study was to identity, to know, and to improve the knowledge about the relationships of gender among the students and the clients in the practice of nursing care. That was a qualitative study, based in the theory of social representation and analyzed concerning the gender theoretical references. Concerning the data base made, based in the technique of Central Core Theory. The results were organized in a tree. Two main thematic ways were arisen as second interest elements: The triad equality/difference/inequality in the nursing care and The lack of knowledge: a gap in the learning process. The results have showed a students' difficulty in the process to take care a patient who has a different gender of theirs; showed a speech based in the perception of the gender differences and in the belief of heterosexuality presumed

El objetivo del estudio fue identificar, conocer y profundizar los conocimiento sobre las relaciones de género entre estudiantes y clientes en la práctica del cuidado de enfermería. Estudio de abordaje cualitativa fundamentado en los presupuestos de la representación social y analisado bajo la luz de los referenciales teóricos de género. Se utilizó la técnica Teoría del Núcleo Central. Los resultados fueron organizados en un árbol máxima a partir de la cual emergieron como elementos periféricos dos ejes temáticos: La triade igualdad/diferencia/desigualdad en el cuidado de enfermería y La falta de preparación: la laguna en la enseñanza. Los resultados expresan una dificultad por parte de los (las) estudiantes en prestar cuidado al género que no es el suyo; revelan un discurso basado en la percepción de las diferencias sexuales y el la creencia de una supuesta heterosexualidad

O objetivo do estudo foi Identificar, conhecer e aprofundar o conhecimento sobre as relações de gênero entre estudantes e clientes na prática do cuidado de enfermagem. Estudo de abordagem qualitativa fundamentado nos pressupostos da representação social e analisado à luz dos referenciais teóricos de gênero. Utilizou-se a técnica Teoria do Núcleo Central. Os resultados foram organizados em uma árvore máxima a partir da qual emergiram como elementos periféricos dois eixos temáticos: A tríade igualdade/diferença/desigualdade no cuidado de enfermagem e A falta de preparo: a lacuna no ensino. Os resultados expressam uma dificuldade por parte dos(as) estudantes em prestar cuidado ao gênero que não é o seu; revelam um discurso ancorado na percepção das diferenças sexuais e na crença de uma heterossexualidade presumida
Palavra-chave Human body
Education, nursing
Students, nursing
Gender identity
Sexuality
Corpo
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Identidade de gênero
Sexualidade
Idioma Português
Data de publicação 2011-02-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 1, p. 114-122, 2011.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 114-122
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000100017
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672011000100017 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6302

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0034-71672011000100017.pdf
Tamanho: 169.0KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta