O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários

O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários

Título alternativo The São Carlos Hospital School: assessment of its functioning by means of user satisfaction
Autor Ricci, Natalia Aquaroni Autor UNIFESP Google Scholar
Wanderley, Fábio da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Oliveira, Marilda Siriani de Google Scholar
Rebelatto, José Rubens Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Secretaria Municipal da Saúde de São Carlos
Resumo This research assessed the satisfaction of the users of São Carlos Hospital School in its first six months of functioning. A sample of 137 users was grouped according to the service used: hospital admittance, home care, emergency medical assistance, spontaneous emergency and shelter. Inferential statistics were realized by Chi-Square and Fischer Exact tests. The majority of users were women and aged 18 to 45 years-old. The users were very satisfied (46.2%) with attendance agility and with the team (52.6%). A number of 59.2% of the users were very satisfied with the hospital and 68.8% considered the service better than expected. Less clarity concerning health was reported for shelter regarding hospital admittance and home care (p<0.05). Users under hospital admittance presented greater satisfaction and better expectation compared to acceptance and emergency medical assistance (p<0.05). User profile characteristics as skin color and health plan presented statistical differences regarding general satisfaction. The study showed that the adoption of a humanized model of assistance in healthcare as the proposal of this Hospital resulted in user satisfaction.

O objetivo deste estudo é avaliar a satisfação dos usuários com o hospital-escola de São Carlos nos seis primeiros meses de funcionamento. Amostra é composta por 137 usuários divididos pelo serviço utilizado (internação hospitalar, internação domiciliar, emergência SAMU, emergência demanda espontânea e acolhimento) no hospital. Os usuários foram entrevistados quanto ao perfil sociodemográfico e clínico e avaliação da satisfação com o hospital. A maioria dos usuários era do sexo feminino e na faixa etária de 18 a 45 anos. Os usuários ficaram muito satisfeitos (46,2%) com a agilidade no atendimento e com a equipe (52,6%). 59,2% dos usuários ficaram muito satisfeitos com o hospital e 68,6% o consideraram melhor do que imaginavam. Não houve diferença entre serviços na satisfação com a agilidade, ambiente físico e equipe. Houve menor esclarecimento sobre a saúde no acolhimento em relação à internação hospitalar e domiciliar (p<0,05). Os usuários da internação hospitalar apresentaram maior satisfação e melhor expectativa do que o acolhimento e emergência SAMU (p<0,05). As características do perfil do usuário com diferenças estatísticas quanto à satisfação foram a cor da pele e plano de saúde. O estudo demonstra que a adoção do modelo de assistência humanizada à saúde, como a proposta do hospital-escola, resulta em satisfação dos seus usuários.
Palavra-chave Hospital services
Hospital-patient relations
Quality of health care
Hospital care
Serviços hospitalares
Relações hospital-paciente
Qualidade de assistência à saúde
Assistência hospitalar
Idioma Português
Data de publicação 2011-01-01
Publicado em Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 16, p. 1125-1134, 2011.
ISSN 1413-8123 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Extensão 1125-1134
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700044
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000289644000044
SciELO S1413-81232011000700044 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6225

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1413-81232011000700044.pdf
Tamanho: 56.15KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta