Estratégias tecnológicas de ensino associadas ao treinamento em Suporte Básico de Vida

Estratégias tecnológicas de ensino associadas ao treinamento em Suporte Básico de Vida

Título alternativo Technological strategies associated with training in Basic Life Support
Estrategias tecnológicas de enseñanza asociadas al entrenamiento en Soporte Básico de Vida
Autor Mori, Satomi Autor UNIFESP Google Scholar
Whitaker, Iveth Yamaguchi Autor UNIFESP Google Scholar
Marin, Heimar de Fatima Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This study aimed to analyze the effectiveness and advantages of the use of technological resources for teaching Basic Life Support (SBV) through a narrative review. We analyzed 29 articles published and indexed in these sources: Medline, PubMed and LILACS that used video, CD-ROM, DVD, websites and computer programs for teaching SBV. It was observed that the use of these resources may favor the acquisition of knowledge at levels similar or superior to methods of traditional teaching. Among the observed advantages cited were the reduction in training costs, ease of access and standardization of information.

En este estudio se tuvo como objetivo analizar la eficacia y las ventajas del uso de los recursos tecnológicos para la enseñanza del Soporte Básico de Vida (SBV) por medio de revisión narrativa. Se analizaron 29 artículos publicados e indexados en las bases de datos MedLine, PubMed y LILACS que utilizaron video, CD-ROM, DVD, websites y programas de informática para la enseñanza en SBV. Se observó que la utilización de esos recursos puede favorecer en la adquisición de conocimientos en niveles similares o superiores a los métodos tradicionales de enseñanza. Entre las ventajas observadas se citan la reducción de los costos de entrenamiento, la facilidad de acceso y patronización de las informaciones.

Neste estudo objetivou-se analisar a eficácia e as vantagens do uso dos recursos tecnológicos para o ensino em Suporte Básico de Vida (SBV) por meio de revisão narrativa. Foram analisados 29 artigos publicados e indexados nas bases de dados MedLine, PubMed e LILACS que utilizaram vídeo, CD-ROM, DVD, websites e programas computacionais para o ensino em SBV. Observou-se que a utilização desses recursos pode favorecer a aquisição de conhecimento em níveis similares ou superiores aos métodos tardicionais de ensino. Dentre as vantagens observadas citam-se a redução dos custos de treinamento, a facilidade de acesso e padronização das informações.
Palavra-chave Advanced Cardiac Life Support
Computer-assisted instructions
methods
Cardiopulmonar resuscitation
education
Education, nursing, continuing
organization & administration
Internet
Health services needs and demand
Suporte vital Cardiaco Avançado
Instrução assistida por computador
métodos
Ressuscitação cardiopulmonary
educação
Educação continuada em Enfermagem
organização & administração
Internet
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Idioma Português
Data de publicação 2011-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 24, n. 5, p. 721-725, 2011.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 721-725
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000500021
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000298722600021
SciELO S0103-21002011000500021 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6203

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002011000500021-en.pdf
Tamanho: 143.0KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0103-21002011000500021-pt.pdf
Tamanho: 148.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta