Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
dc.contributor.author Moura, Manoel Oriosvaldo De
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:42:48Z
dc.date.available 2015-06-14T13:42:48Z
dc.date.issued 2011-01-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012
dc.identifier.citation Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011.
dc.identifier.issn 1516-7313
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202
dc.description.abstract The research described investigated the process of the training of teachers within a teaching activity, while collectively elaborating on trigger-learning situations. The proposal was for continual formation of teachers, based in historic-cultural theory and the theory of Activity, supported by the concepts of work and activity. In the comparative analysis of the teaching proposals and the socialization process, we sought evidence that would reveal the changes in the movement of the organization of the teachers' actions. The results show that in a collective (re)organization of their actions the teachers attributed new understandings to their own actions, to the mediation and to the choice of tools, appropriating for themselves the collaborative forms of the teaching activity. In this formation process, the new practices of the teachers were mediated into the pedagogical praxis that strengthens the meaning of collective as a knowledge production space. en
dc.description.abstract O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento. pt
dc.format.extent 435-450
dc.language.iso por
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartof Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Teacher education en
dc.subject Mathematics teacher en
dc.subject Theory of Activity en
dc.subject Teaching activity en
dc.subject Cultural-historical theory en
dc.subject Formação de professores pt
dc.subject Professores de matemática pt
dc.subject Teoria da Atividade pt
dc.subject Atividade de ensino pt
dc.subject Teoria histórico-cultural pt
dc.title Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente pt
dc.title.alternative The teaching activity of mathematics teachers: contributions of the cultural-historical perspective for teachers training en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Universidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Educação
dc.description.affiliation Universidade de São Paulo Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Educação
dc.identifier.file S1516-73132011000200012.pdf
dc.identifier.scielo S1516-73132011000200012
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-73132011000200012
dc.description.source SciELO



Arquivos deste item

Nome: S1516-73132011000200012.pdf
Tamanho: 154.5Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples