Oficina de autoexame de mamas: uma estratégia para o autoconhecimento de adolescentes

Oficina de autoexame de mamas: uma estratégia para o autoconhecimento de adolescentes

Título alternativo Workshop on breast self-examination: a strategy for self-knowledge of adolescents
Taller de autoexamen de mamas: una estrategia para el autoconocimiento de adolescentes
Autor Grego, Maria da Conceição Google Scholar
Ohara, Conceicao Vieira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Pereira, Sônia Regina Autor UNIFESP Google Scholar
Brêtas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVES: To verify the repercussions of knowledge transmitted through a breast self-examination workshop, and identify the multiplication of information by adolescent participants. METHODS: This was a quantitative survey-type study, conducted with 474 adolescents from three elementary and middle schools in the municipality of Embu das Artes, in 2006 and 2007. RESULTS: Data from structured and semistructured questions, answered by the participants, showed the frequencies of responses above 50% about the repercussions of the content of the workshop and below 50% on the multiplied actions. CONCLUSION: The workshop helps to elaborate the concept of the adolescents themselves about their bodies, informs about breast cancer and the benefits of adopting healthy attitudes and practices in their daily lives, using the technique of breast self-examination as an pedagogical instrument.

OBJETIVOS: Verificar la repercusión del conocimiento transmitido por medio del Taller de autoexamen de mamas e identificar la multiplicación de las informaciones por las participantes adolescentes. MÉTODOS: Se trata de un estudio cuantitativo, tipo Survey, realizado con 474 adolescentes de tres escuelas de Enseñanza Media y Fundamental del municipio de Embu de las Artes, en el 2006 y 2007. RESULTADOS: Los datos de las preguntas estructuradas y semiestructuradas, respondidas por las participantes, mostraron las frecuencias de las respuestas encima del 50% de la estimativa sobre la repercusión del contenido del Taller y abajo del 50% sobre la acción multiplicadora. CONCLUSIÓN: El taller auxilia en la elaboración del concepto de sí por parte de las adolescentes, de su cuerpo, informa sobre el cáncer de mama y los beneficios de la adopción de prácticas y actitudes saludables en su cotidiano, empleando la técnica del autoexamen de mamas como instrumento pedagógico.

OBJETIVOS: Verificar a repercussão do conhecimento transmitido por meio da Oficina de autoexame de mamas e identificar a multiplicação de informações pelas participantes adolescentes. MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, tipo Survey, realizado com 474 adolescentes de três escolas de Ensino Médio e Fundamental do município de Embu das Artes, em 2006 e 2007. RESULTADOS: Os dados das questões estruturadas e semiestruturadas, respondidas pelas participantes, mostraram as frequências das respostas acima de 50% da estimativa sobre a repercussão do conteúdo da oficina e abaixo dos 50% sobre a ação multiplicadora. CONCLUSÃO: A Oficina auxilia a elaboração do conceito de si pelas adolescentes, de seu corpo, informa sobre o câncer de mama e os benefícios da adoção de práticas e atitudes saudáveis em seu cotidiano, empregando a técnica do autoexame de mamas como instrumento pedagógico.
Palavra-chave Adolescent
Adolescent health
Self-examination
Health education
Questionnaires
Adolescentes
Saúde do adolescente
Autoexame
Educação em saúde
Idioma Português
Data de publicação 2011-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 24, n. 4, p. 493-499, 2011.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 493-499
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000400008
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000295020300008
SciELO S0103-21002011000400008 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6179

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002011000400008-en.pdf
Tamanho: 588.7KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0103-21002011000400008-pt.pdf
Tamanho: 222.4KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta