Ensino de administração de serviços de saúde: perfil de enfermeiras que exerceram a docência

Ensino de administração de serviços de saúde: perfil de enfermeiras que exerceram a docência

Título alternativo Teaching health services administration: profile of nurses engaged in education
Enseñanza de administración de los servicios de salud: perfil de enfermeras que ejercieron la docencia
Autor Contim, Divanice Autor UNIFESP Google Scholar
Sanna, Maria Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal do Triângulo Mineiro Professora Adjunto
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: To describe the profile of nurses engaged in teaching a course in hospital administration during the 1970. METHODS: This was a historical documentary consisting of primary and secondary sources produced between 1975 and 2009. The content contained in these sources was analyzed against the nursing work process, and studied in light of the theory of bureaucracy. RESULTS: We described the professional profile of four nurses: the first faculty director of The School of Nursing, University of São Paulo; the second was an American professor in a master of science course at Incarnate Word College, Texas; the third was the first president of the Regional Nursing Council of São Paulo; and the fourth was Director of Nursing Service of the Heart Institute of the Hospital de Clinicas, Faculty of Medicine, University of São Paulo. CONCLUSION: We found that these nurses held positions of esteem and status in their careers and that this prestige, possibly, has added value to the courses discussed

OBJETIVO: Describir el perfil de enfermeras que ejercieron la docencia en un Curso de Administración Hospitalaria en los años 1970. MÉTODOS: Estudio histórico documental constituído de fuentes primarias y secundarias producidas entre 1975 y 2009. El contenido constante en esas fuentes fue analizado frente al proceso de trabajo en Enfermería, y estudiado a la luz de la teoría de la Burocracia. RESULTADOS: Fue descrito el perfil profesional de cuatro enfermeras docentes. La primera era Directora de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo; la segunda era americana, profesora del Incarnate Word Collegge, Texas, magister en ciencias; la tercera fue la primera presidente del Consejo Regional de Enfermería de São Paulo; y la cuarta era Directora del Servicio de Enfermería del Instituto del Corazón del Hospital de las Clínicas de la Facultad de Medicina de la Universidad de São Paulo. CONCLUSIÓN: Constató que esas enfermeras eran detentoras de la proyección en sus carreras y ese prestigio, posiblemente, agregó valor al citado curso.

OBJETIVO: Descrever o perfil de enfermeiras que exerceram a docência em um Curso de Administração Hospitalar nos anos 1970. MÉTODOS: Estudo histórico documental constituído de fontes primárias e secundárias produzidas entre 1975 e 2009. O conteúdo constante nessas fontes foi analisado frente ao processo de trabalho em Enfermagem, e estudado à luz da teoria da Burocracia. RESULTADOS: Foi descrito o perfil profissional de quatro enfermeiras docentes A primeira era diretora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; a segunda era americana, professora do Incarnate Word Collegge, Texas, mestre em ciências; a terceira foi a primeira presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo; e a quarta era Diretora do Serviço de Enfermagem do Instituto do Coração do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CONCLUSÃO: Constatou-se que essas enfermeiras eram detentoras de projeção em suas carreiras e esse prestígio, possivelmente, agregou valor ao curso citado.
Palavra-chave Health administration/education
Faculty, nursing
History of nursing
Education, higher
Administração em saúde/educação
Docentes de enfermagem
História da enfermagem
Ensino superior
Idioma Português
Data de publicação 2011-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 24, n. 6, p. 756-761, 2011.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 756-761
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000600004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000300926100004
SciELO S0103-21002011000600004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6146

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002011000600004-en.pdf
Tamanho: 142.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0103-21002011000600004-pt.pdf
Tamanho: 142.4KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta