Percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida

Percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida

Título alternativo Perceptions of nursing students on their quality of life
Percepción de graduandos de enfermería sobre su calidad de vida
Autor Arronqui, Grazielle Viola Autor UNIFESP Google Scholar
Lacava, Rose Mary do Valle Bóz Autor UNIFESP Google Scholar
Magalhães, Solange Maria Fustinoni Google Scholar
Goldman, Rosely Erlach Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
UNIFAI Centro Universitário Assunção
Resumo OBJECTIVE: To know the perception of nursing students on their quality of life. METHODS: A cross-sectional study in São Paulo School of Nursing, Federal University of São Paulo / Brazil. The sample consisted of 178 undergraduates. To obtain the data, we used the generic instrument WHOQOL-brief. Interest groups were tested for normality using Kolmogorov-Smirnov and student t-test. RESULTS: The students considered their quality of life good and were satisfied with their health. The analysis found the highest average score occurred in the domain of social relationships and the lowest was in the physical domain. The students in their first year of courses had a lower quality of life than those in their second, across all domains; they were higher in the physical domain than those in their third year; and were higher than those in their fourth year in terms of the environmental domain. CONCLUSION: the students deserve attention on aspects of quality of life, especially on the physical aspects and students in their first courses must be followed.

OBJETIVO: Conocer la percepción de graduandos de Enfermería sobre su calidad de vida. MÉTODOS: Estudio transversal realizado en la Escuela Paulista de Enfermería de la Universidad Federal del Estado de São Paulo/Brasil. Muestra constituída por 178 graduandos. Para la obtención de los datos, se utilizó el instrumento genérico WHOQOL-bref. Los grupos de interés fueron sometidos a los test de normalidad de Kolmogorov-Smirnov y el t de Students. RESULTADOS: Los graduandos consideraban su calidad de vida bueno y estaban satisfechos con su salud. En el análisis, el escor medio encontró el mayor resultado para el dominio de las relaciones sociales y el menor para el físico. Los alumnos de la primera serie, presentaron calidad de vida menor que los de la segunda en todos los dominios y éstos mayor que los de la tercera en el dominio físico y mayor que la cuarta en el dominio medio ambiente. CONCLUSIÓN: los graduandos merecen atención en los aspectos de la calidad de vida sobre todo en los aspectos físicos y los alumnos de la primera serie deben ser acompañados.

OBJETIVO: Conhecer a percepção de graduandos de Enfermagem sobre sua qualidade de vida. MÉTODOS: Estudo transversal realizado na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal do Estado de São Paulo/Brasil. Amostra constituída de 178 graduandos. Para a obtenção dos dados, utilizou-se o instrumento genérico WHOQOL-bref. Os grupos de interesse foram submetidos aos testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e o t de Students. RESULTADOS: Os graduandos consideravam sua qualidade de vida boa e estavam satisfeitos com sua saúde. Na análise, o escore médio encontrou resultado maior para o domínio das relações sociais e o menor para o físico. Os alunos da primeira série, apresentou qualidade de vida menor do que os da segunda em todos os domínios e estes maior do que os da terceira no domínio físico e maior que a quarta no domínio meio ambiente. CONCLUSÃO: os graduandos merecem atenção nos aspectos da qualidade de vida sobretudo nos aspectos físicos e os alunos da primeira série devem ser acompanhados.
Palavra-chave Quality of life
Students,nursing
Perception
Psychometrics
Qualidade de vida
Estudante de enfermagem
Percepção
Psicometria
Idioma Português
Data de publicação 2011-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 24, n. 6, p. 762-765, 2011.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 762-765
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000600005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000300926100005
SciELO S0103-21002011000600005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6125

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002011000600005-en.pdf
Tamanho: 145.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0103-21002011000600005-pt.pdf
Tamanho: 138.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta