Otite média recorrente e habilidade de localização sonora em pré-escolares

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dc.contributor.author Lima-gregio, Aveliny Mantovan
dc.contributor.author Calais, Lucila Leal [UNIFESP]
dc.contributor.author Feniman, Mariza Ribeiro
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:42:01Z
dc.date.available 2015-06-14T13:42:01Z
dc.date.issued 2010-12-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000025
dc.identifier.citation Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 6, p. 1033-1040, 2010.
dc.identifier.issn 1516-1846
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6066
dc.description.abstract PURPOSE: to compare the sound localization ability of 40 preschool children with their parents' answers. The questionnaire answered by the parents investigated otitis media (OM) episodes and symptoms that indicated the audiological and auditory processing disabilities. METHODS: after applying and analyzing the questionnaire's answers, two groups were formed: OG (with OM) and CG (control group). Each group with 20 preschool children, of both genders, was submitted to the sound localization test in five directions (according to Pereira, 1993). RESULTS: comparison between OG and CG did not reveal statistically significant difference (p=1.0000). CONCLUSION: OM episodes during first infancy did not influence the sound localization ability in this preschool children study. Although both used evaluation instruments (questionnaire and sound localization test) are cheap and easy to apply they are not sufficient to differ both tested groups. en
dc.description.abstract OBJETIVO: comparar o desempenho de 40 pré-escolares no teste de localização sonora com as respostas de seus pais para um questionário que investigou a ocorrência de episódios de otite média (OM) e os sintomas indicativos de desordens audiológicas e do processamento auditivo. MÉTODOS: após aplicação e análise das respostas do questionário, dois grupos foram formados: GO, com histórico de OM, e GC, sem este histórico. Cada grupo com 20 pré-escolares de ambos os gêneros foi submetido ao teste de localização da fonte sonora em cinco direções (Pereira, 1993). RESULTADOS: a comparação entre GO e GC não mostrou diferença estatisticamente significante (p=1,0000). CONCLUSÃO: as otites recorrentes na primeira infância não influenciaram no desempenho da habilidade de localização sonora dos pré-escolares deste estudo. Embora sejam dois instrumentos baratos e de fácil aplicação, o questionário e o teste de localização não foram suficientes para diferenciar os dois grupos testados. pt
dc.format.extent 1033-1040
dc.language.iso por
dc.publisher CEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartof Revista CEFAC
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Otitis Media en
dc.subject Hearing Loss, Conductive en
dc.subject Child, Preschool en
dc.subject Sound Localization en
dc.subject Otite Média pt
dc.subject Perda Auditiva Condutiva pt
dc.subject Pré-Escolar pt
dc.subject Localização de Som pt
dc.title Otite média recorrente e habilidade de localização sonora em pré-escolares pt
dc.title.alternative Otitis media and sound localization ability in preschool children en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Universidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliation Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP
dc.identifier.file S1516-18462010000600015.pdf
dc.identifier.scielo S1516-18462010000600015
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-18462010005000025
dc.description.source SciELO



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Name: S1516-18462010000600015.pdf
Size: 291.9Kb
Format: PDF
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