Otite média recorrente e habilidade de localização sonora em pré-escolares

Otite média recorrente e habilidade de localização sonora em pré-escolares

Título alternativo Otitis media and sound localization ability in preschool children
Autor Lima-gregio, Aveliny Mantovan Google Scholar
Calais, Lucila Leal Autor UNIFESP Google Scholar
Feniman, Mariza Ribeiro Google Scholar
Instituição Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo PURPOSE: to compare the sound localization ability of 40 preschool children with their parents' answers. The questionnaire answered by the parents investigated otitis media (OM) episodes and symptoms that indicated the audiological and auditory processing disabilities. METHODS: after applying and analyzing the questionnaire's answers, two groups were formed: OG (with OM) and CG (control group). Each group with 20 preschool children, of both genders, was submitted to the sound localization test in five directions (according to Pereira, 1993). RESULTS: comparison between OG and CG did not reveal statistically significant difference (p=1.0000). CONCLUSION: OM episodes during first infancy did not influence the sound localization ability in this preschool children study. Although both used evaluation instruments (questionnaire and sound localization test) are cheap and easy to apply they are not sufficient to differ both tested groups.

OBJETIVO: comparar o desempenho de 40 pré-escolares no teste de localização sonora com as respostas de seus pais para um questionário que investigou a ocorrência de episódios de otite média (OM) e os sintomas indicativos de desordens audiológicas e do processamento auditivo. MÉTODOS: após aplicação e análise das respostas do questionário, dois grupos foram formados: GO, com histórico de OM, e GC, sem este histórico. Cada grupo com 20 pré-escolares de ambos os gêneros foi submetido ao teste de localização da fonte sonora em cinco direções (Pereira, 1993). RESULTADOS: a comparação entre GO e GC não mostrou diferença estatisticamente significante (p=1,0000). CONCLUSÃO: as otites recorrentes na primeira infância não influenciaram no desempenho da habilidade de localização sonora dos pré-escolares deste estudo. Embora sejam dois instrumentos baratos e de fácil aplicação, o questionário e o teste de localização não foram suficientes para diferenciar os dois grupos testados.
Palavra-chave Otitis Media
Hearing Loss, Conductive
Child, Preschool
Sound Localization
Otite Média
Perda Auditiva Condutiva
Pré-Escolar
Localização de Som
Idioma Português
Data de publicação 2010-12-01
Publicado em Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 6, p. 1033-1040, 2010.
ISSN 1516-1846 (Sherpa/Romeo)
Publicador CEFAC Saúde e Educação
Extensão 1033-1040
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000025
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-18462010000600015 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6066

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Nome: S1516-18462010000600015.pdf
Tamanho: 291.9KB
Formato: PDF
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