Escala de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras

Escala de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras

Título alternativo Reading scale: proposal to assess reading skills
Autor Kida, Adriana de Souza Batista Autor UNIFESP Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Ávila, Clara Regina Brandão de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE: To present a range of tests for the assessment of reading skills, and to investigate its reliability in measuring the performance of children from eight to 11 years and 11 months old. METHODS: It was created an instrument containing 12 test items organized into four assessment skills: Knowledge of Letters and Phonographemic Correspondence, Decoding of Isolated Items, Text-Reading Fluency, Reading Comprehension. For the reliability study, 100 children (64 girls) from public schools, with ages ranging from eight years to 11 years and 11 months, were selected. Twenty of these children (12 girls) participated in the applicability study, which resulted in the version of the Reading Scale used in the present study to assess the remaining 80 children (52 girls). The responses obtained were analyzed and scored by item, which allowed the calculation of a score for each assessment skill and the raw score. Data were statistically analyzed to obtain the Cronbach's alpha coefficient, used to calculate the instrument's reliability. Additionally, a study of correlations between items (Pearson's correlation coefficient) was carried out. A 0.05 level of significance was adopted. RESULTS: The internal consistency analysis obtained α=0.866 for the Reading Scale. Correlations between the items were observed in some scales, ranging from weak to strong, and corroborated the alpha coefficient values. CONCLUSION: The Reading Scale was a reliable instrument to measure the reading performance of the subjects.

OBJETIVO: Apresentar uma escala de testes destinada a avaliar as competências de leitura e investigar sua confiabilidade na mensuração do desempenho de crianças de oito anos a 11 anos e 11 meses. MÉTODOS: Foi elaborado um instrumento, contendo 12 itens de teste, organizados em quatro campos de competências: Conhecimento de Letras e Relação Fono-grafêmica, Decodificação de Itens Isolados, Fluência de Leitura de Textos, Compreensão de Leitura. Para o estudo da confiabilidade foram selecionadas 100 crianças (64 meninas) de escolas da rede pública com idade de oito anos a 11 anos e 11 meses. Vinte crianças (12 meninas) participaram do estudo de aplicabilidade que resultou na versão de estudo da Escala de Leitura, que foi utilizada na avaliação das demais 80 crianças (52 meninas). As respostas obtidas foram analisadas e computadas para a atribuição de escores de item, que permitiram o cálculo dos escores por campo de competência e do escore bruto da escala. Estes dados foram submetidos a análise estatística para a obtenção do coeficiente alpha de Cronbach, empregado no estudo da confiabilidade do instrumento. Complementarmente, procedeu-se ao estudo das correlações entre os itens (coeficiente de correlação de Pearson). Adotou-se nível de significância de 0,05. RESULTADOS: Na análise da consistência interna obteve-se α=0,866 para a Escala de Leitura. Correlações entre os itens foram observadas em algumas escalas, variando de fracas a fortes e corroboraram os valores do coeficiente alpha. CONCLUSÃO: A Escala de Leitura mostrou-se confiável para mensurar o desempenho das crianças da amostra.
Palavra-chave Reading
Evaluation/methods
Speech therapy
Learning
Primary education
Leitura
Avaliação/métodos
Fonoterapia
Aprendizagem
Ensino fundamental
Idioma Português
Data de publicação 2010-12-01
Publicado em Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 4, p. 546-553, 2010.
ISSN 1516-8034 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extensão 546-553
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000400012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-80342010000400012 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6060

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1516-80342010000400012.pdf
Tamanho: 166.2KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta