O patrimônio cultural nos livros didáticos de História: Coleção História, sociedade & cidadania

O patrimônio cultural nos livros didáticos de História: Coleção História, sociedade & cidadania

Título alternativo The cultural heritage in the textbooks of History: História, Sociedade & Cidadania collection
Autor Simão, Thainá Google Scholar
Tutor Siqueira, Lucília Santos Google Scholar
Programa de posgrado Não se aplica
Resumen A presente pesquisa busca analisar a inserção do patrimônio cultural nos livros didáticos de História, tendo como fonte a coleção História Sociedade & Cidadania, da Editora FTD, destinada ao Ensino Fundamental II e distribuída pelo PNLD de 2014. Analisou-se como se deu a incidência do patrimônio cultural nesta coleção, de modo a investigar sua distribuição na estrutura de cada livro, quais bens estão representados, se de natureza material ou imaterial, de quais regiões e a partir de quais abordagens, se como ilustração, conteúdo central ou "curiosidade". Pretende-se chegar ao entendimento de quais critérios orientam a seleção e o uso desses bens culturais no ensino de História, se como referências culturais de um grupo, de identidade nacional ou se como obras de excepcional valor estético, por exemplo. Este estudo compreende o patrimônio cultural tendo como pressuposto sua potencialidade para desenvolver a capacidade de articular os diferentes tempos históricos, complexificar a percepção das estruturas temporais e a relação entre passado, presente e futuro.

This research seeks to analyze the insertion of cultural heritage in the textbooks of History, with the FTD Publisher’s “História, Sociedade & Cidadania” collection, destined to Elementary School and distributed by the PNLD 2014. It was analyzed how the incidence of cultural heritage was given in this collection, in order to investigate its distribution in the structure of each book, which assets are represented, whether of material or intangible nature, from which regions and from which approaches, if as illustration, central content or curiosity. It is intended to reach the understanding of which criteria guide the selection and use of these cultural goods in History teaching, whether as cultural references of a group, of national identity or whether as works of exceptional aesthetic value, for example. This study comprises the cultural heritage based on its potentiality to develop the capacity to articulate the different historical times, complexifying the perception of temporal structures and the relationship between past, present and future.
Materia Patrimônio cultural
Livro didático de História
Ensino de História
Idioma Portugués
Organismo de financiación Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fecha 2020-06-15
Publicado en SIMÃO, Thainá. O patrimônio cultural nos livros didáticos de História: Coleção História, sociedade & cidadania. Guarulhos, 2020.
Área de investigación História e Patrimônio Cultural
Área de conocimiento História e historiografia
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensión 61
Restricciones de acceso Acceso abierto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60154

Mostrar el registro completo del ítem




Fichero

Nombre: TERMO DE AUTORI ... ATÁLOGO ONLINE UNIFESP.pdf
Tamaño: 688.3Kb
Formato: PDF
Descripción:
Abrir fichero
Nombre: TERMO DE RESPON ... E AUTENTICIDADE DO TCC.pdf
Tamaño: 384.4Kb
Formato: PDF
Descripción:
Abrir fichero
Nombre: Thainá Simão - ... didáticos de história.pdf
Tamaño: 6.936Mb
Formato: PDF
Descripción:
Abrir fichero

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)