Um estudo exploratório da notação de gestos e ações corporificadas em interações com crianças autistas

Um estudo exploratório da notação de gestos e ações corporificadas em interações com crianças autistas

Alternative title An exploratory study of gesture notation and embodied actions in austistic child interactions
Author Cruz, Fernanda Miranda da Google Scholar
Andreatto, Natalia Zanoni Google Scholar
Abstract Este artigo sistematiza alguns procedimentos de pesquisa que ilustram a forma como tratamos metodológica e analiticamente as interações entre crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) que acontecem sem a presença da linguagem verbal. Nossos referenciais teóricos se inscrevem nos estudos da multimodalidade da interação produzidos a partir de uma perspectiva corporificada (STREECK; GOODWIN; LeBARON, 2011; MONDADA, 2018). Esta perspectiva assume que construímos os espaços interacionais multimodalmente e que uma ação (verbal ou não) é construída graças a uma ecologia de sistemas semióticos, estruturalmente distintos entre si, mas intrinsecamente relacionados (GOODWIN, 1986, 2010). A partir de um corpus audiovisual de interações envolvendo crianças com TEA (Corpus Ao mínimo gesto), foram selecionados 3 momentos de interações de crianças autistas que frequentam uma instituição de convivência. Destacamos para análise os movimentos corporais que não foram acompanhados da fala. Utilizamos como notação e representação de gestos o sistema de transcrição multimodal proposto por Mondada (2014) e o software ELAN (WITTENBURG et al., 2006). Em seguida, fizemos um exercício de representar as posturas corporais e movimentos das mãos com o sistema Laban (1978). Corroboramos com estudos sobre TEA que indicam que movimentos corporais como gestos de mão, direcionamento de olhar e posturas corporais são aspectos relevantes para um entendimento e descrição do comportamento sociointeracional no TEA (KORKIAKANGAS e RAE, 2014; DINDAR et al., 2015; OCHS, 2015). Este artigo sugere que o estudo de notações e representações de gestos e movimentos de interações de crianças autistas é um grande potencializador de visibilidade de várias sociabilidades possíveis.
Keywords Transtorno do Espectro do Autismo
Multimodalidade
Sistemas de Notação Multimodal
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Campo Grande
Language Portuguese
Sponsor Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Date 2020-02-22
ISSN ISSN 2448-1165 (Sherpa/Romeo)
Publisher Dra. Sueli Maria Ramos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
Extent 81-102
Origin https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/issue/view/577
Access rights Open access Open Access
Type Article
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60149

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Name: 9380-Texto do artigo-33138-1-10-20200428.pdf
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Format: PDF
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