Author |
Romanin, Thyelly Brandão
![]() ![]() |
Advisor |
Silva, Carla Cilene Baptista da
![]() ![]() |
Institution | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Abstract | Introdução: O brincar deve estar no cotidiano da criança, pois é fundamental para o seu desenvolvimento. Essa atividade nas crianças com desenvolvimento atípico tem características próprias, que podem levar ao comprometimento desta atividade. Objetivos: conhecer o cotidiano lúdico de crianças entre 0 e 6 anos que são atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação II de Santos (CER II). Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa e caráter exploratório. Para a coleta de dados foi utilizado parte do Instrumento de Avaliação do Modelo Lúdico. Para tanto, participaram da pesquisa 10 familiares de crianças com desenvolvimento atípico. As falas foram gravadas e transcritas a fim de ser feita a análise temática de conteúdo. Resultados e conclusão: Os resultados foram apresentados nas seguintes categorias: Importância do brincar; Atitudes ao brincar; Brinquedos e brincadeiras preferidas; Horários e lugares mais frequentes; Parceiros na brincadeira. A pesquisa permitiu traçar o cotidiano lúdico da criança com desenvolvimento atípico, independente do diagnóstico, a partir da perspectiva dos pais e utilização de um instrumento de avaliação próprio da terapia ocupacional. Introduction: Children must play daily, because it’s essential for their development. This unusual activity on children with atypical growth has its own characteristics, which can compromise the activity. Research Objectives: To comprehend the daily ludic of children who are between 0 to 6 years old, who are seen by the Centro Especializado em Reabilitação II de Santos (CER II). Method: An exploratory research with qualitative nature. Then, the Instrumento de Avaliação do Modelo Lúdico was used for data collection. To do that, 10 families with atypical growth children participated in this research. The lines were recorded and transcribed, so that a thematic analysis of the content could be done. Results and Conclusion: The results taken were presented in the following categories: The playing importance; acts by playing; Favorites toys and games; Most frequent times and places; Participants in the game. The research allowed arrange the daily ludic of the child with atypical growth, independent of diagnosis, by the parent’s perspectives and the application of an occupational therapist's own tool. |
Keywords |
Terapia Ocupacional
Crianças com deficiência Jogos e brinquedos Desenvolvimento infantil Modelo lúdico Occupational Therapy Disabled Children Play and playthings Child development Ludic Model |
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage | ISS - sala virtual |
Language | Portuguese |
Sponsor | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
Date | 2021-02-05 |
Knowledge area | Promoção, prevenção e reabilitação em saúde |
Publisher | Universidade Federal de São Paulo |
Extent | 27f |
Access rights | Closed access |
Type | Trabalho de conclusão de curso de graduação |
URI | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60140 |
Name:
TCC THYELLY.pdf
Size: 319.8Kb Format: PDF Description: TCC completo |
Open file |