Avaliação do brincar de crianças com deficiência pelo modelo lúdico

Avaliação do brincar de crianças com deficiência pelo modelo lúdico

Author Romanin, Thyelly Brandão Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Silva, Carla Cilene Baptista da Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Introdução: O brincar deve estar no cotidiano da criança, pois é fundamental para o seu desenvolvimento. Essa atividade nas crianças com desenvolvimento atípico tem características próprias, que podem levar ao comprometimento desta atividade. Objetivos: conhecer o cotidiano lúdico de crianças entre 0 e 6 anos que são atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação II de Santos (CER II). Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa e caráter exploratório. Para a coleta de dados foi utilizado parte do Instrumento de Avaliação do Modelo Lúdico. Para tanto, participaram da pesquisa 10 familiares de crianças com desenvolvimento atípico. As falas foram gravadas e transcritas a fim de ser feita a análise temática de conteúdo. Resultados e conclusão: Os resultados foram apresentados nas seguintes categorias: Importância do brincar; Atitudes ao brincar; Brinquedos e brincadeiras preferidas; Horários e lugares mais frequentes; Parceiros na brincadeira. A pesquisa permitiu traçar o cotidiano lúdico da criança com desenvolvimento atípico, independente do diagnóstico, a partir da perspectiva dos pais e utilização de um instrumento de avaliação próprio da terapia ocupacional.

Introduction: Children must play daily, because it’s essential for their development. This unusual activity on children with atypical growth has its own characteristics, which can compromise the activity. Research Objectives: To comprehend the daily ludic of children who are between 0 to 6 years old, who are seen by the Centro Especializado em Reabilitação II de Santos (CER II). Method: An exploratory research with qualitative nature. Then, the Instrumento de Avaliação do Modelo Lúdico was used for data collection. To do that, 10 families with atypical growth children participated in this research. The lines were recorded and transcribed, so that a thematic analysis of the content could be done. Results and Conclusion: The results taken were presented in the following categories: The playing importance; acts by playing; Favorites toys and games; Most frequent times and places; Participants in the game. The research allowed arrange the daily ludic of the child with atypical growth, independent of diagnosis, by the parent’s perspectives and the application of an occupational therapist's own tool.
Keywords Terapia Ocupacional
Crianças com deficiência
Jogos e brinquedos
Desenvolvimento infantil
Modelo lúdico
Occupational Therapy
Disabled Children
Play and playthings
Child development
Ludic Model
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS - sala virtual
Language Portuguese
Sponsor Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Date 2021-02-05
Knowledge area Promoção, prevenção e reabilitação em saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 27f
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60140

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Name: TCC THYELLY.pdf
Size: 319.8Kb
Format: PDF
Description: TCC completo
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