Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem

Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem

Título alternativo Virtual learning environment in continuing education in nursing
Ambiente virtual de aprendizaje en educación continuada en enfermería
Autor Silva, Lúcia Marta Giunta da Autor UNIFESP Google Scholar
Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de Autor UNIFESP Google Scholar
De Domenico, Edvane Birelo Lopes Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This study is a report of a learning experience that had as objective to describe how was structured the virtual learning environment Moodle for training at work. This is a semi-distance education project for controlling a surgical site infection, oriented to the nurses of a university hospital. The study was organized having as a base the interactionist Skopos Model and on humanist principles. The activities were organized on topics aimed at: informing and updating the central aspects of the topic; generating problematization of situations and extend the individual and collective discussion; promoting integration; and encouraging a joint development of a proposal for action. The Moodle resources helped to select the teaching strategies to update knowledge, to generate ideas, and to promote the integration and collective construction of propositions.

Este estudio, del tipo relato de experiencia, tuvo por objetivo describir como el ambiente virtual de enseñanza Moodle, fue estructurado para entrenamiento en el trabajo. Se trata de un proyecto educativo semi-presencial, para control de infección de sitio quirúrgico, dirigido a los enfermeros de un hospital universitario. Fue organizado con base en el Modelo Skopos y basado en los principios interaccionistas y humanistas. Las actividades fueron organizadas en tópicos dirigidos para informar y actualizar los aspectos del tema central, a generar situaciones problematizadoras para ampliar la discusión individual y colectiva, para promover la integración y, para incentivar la elaboración conjunta de una propuesta de acción. Los recursos del Moodle auxiliaron en la elección de estrategias de enseñanza con la finalidad de actualizar, de generar la exposición de ideas y, de promover la integración y la construcción colectiva de proposiciones.

Este estudo, dotipo relato de experiência, objetivou escrever como o ambiente virtual de ensino Moodle, foi estruturado para o treinamento em serviço. Trata-se de um projeto educativo semipresencial, para controle de infecção de sítio cirúrgico, direcionado aos enfermeiros de um hospital universitário. Foi organizado com base no Modelo Skopos e baseado nos princípios interacionistas e humanistas. As atividades foram organizadas em tópicos direcionados para informar e atualizar os aspectos do tema central, gerar situações problematizadoras para ampliar a discussão individual e coletiva, promover a integração e incentivar a elaboração conjunta de uma proposta de ação. Os recursos do Moodle auxiliaram na escolha de estratégias de ensino com a finalidade de atualizar, como também de gerar a exposição de ideias, de promover a integração e a construção coletiva de proposições.
Assunto Education, Nursing, Continuing
Distance education
Quality assurance, Health Care
Surgical wound infection
Educação continuada em enfermagem
Educação à distância
Garantia da qualidade dos cuidados de saúde
Infecção da ferida operatória
Idioma Português
Financiador Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Data 2010-10-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 5, p. 701-704, 2010.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Editor Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 701-704
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500019
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000285739400019
SciELO S0103-21002010000500019 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5993

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0103-21002010000500019-en.pdf
Tamanho: 145.3Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir
Nome: S0103-21002010000500019-pt.pdf
Tamanho: 146.2Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)