Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual

Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual

Título alternativo Number concept acquisition by people with intelectual disabilities
Adquisición de concepto de número por personas com deficiencia intelectual
Autor Escobal, Giovana Google Scholar
Rossit, Rosana Aparecida Salvador Autor UNIFESP Google Scholar
Goyos, Celso Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal de São Carlos
Resumo This study investigated the process involved in the acquisition of number concepts by intellectually disabled adults. Two individuals, aged between 16 and 20 years old, attending a special education school participated. A computer program assessed the participants' initial repertoire based on a stimulus-stimulus and stimulus-response relational network, identifying present and absent relations, which served as a basis for the teaching and testing of conditional relations thereafter. Next phase consisted of teaching the necessary relations, followed by immediate tests to evaluate emerging relations. The results showed the efficacy of the suggested computer-based curriculum and the efficacy of the used teaching procedures, due to the concept number acquisition in a reduced period of time. A complex relational network involving number, digits and values was formed through direct teaching of only two relations. The computer based teaching procedures optimized the learning process, increased data collection and procedural reliability and controlled contingencies that allowed precise teaching.

Este estudio evaluó la adquisición del concepto de número por personas com deficiencia intelectual. Dos personas participaron, edad entre 16 y 20 años, estudiantes de una escuela de educación especial. Un programa de ordenador evaluó el repertorio de los participantes basados en una tela de relaciones entre estímulos y entre estímulos y respuestas, identificando las relaciones presentes y ausentes, y para la enseñanza y la prueba de las relaciones condicionales. La fase próxima consistió en la enseñanza de las relaciones reveladas necesarias, seguidas por la prueba inmediata para evaluar relaciones inesperadas. Los resultados demonstraron la eficacia del plan de estudios computarizado sugerido y la eficacia de los procedimientos de enseñanza usados, debido la adquisición del concepto de número en un período de tiempo reducido. Una tela de relaciones matemáticas se formó con la enseñanza directa de solamente dos relaciones. La enseñanza computarizada optimizó el proceso de enseñanza y aprendizaje, aumento la confiabilidad de los datos y controlo las contingências, permitiendo exactamente la enseñanza de lo que se había planeado.

Esse estudo investigou o processo de aquisição do conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Dele participaram duas pessoas, respectivamente de idade 16 e 20 anos de idade, alunos de uma escola especial. Para avaliar o repertório inicial dos participantes utilizou-se um programa computacional baseado na noção de rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas. Depois foram ensinadas as relações tidas como necessárias para a avaliação de repertório, seguidas de testes para avaliar as relações emergentes. Os resultados mostraram a eficácia do currículo informatizado sugerido e dos procedimentos de ensino utilizados, tendo sido constatada a aquisição do conceito de número em reduzido período de tempo. Uma rede de relações matemáticas foi formada a partir do ensino direto de apenas duas relações. O ensino informatizado otimizou o processo de ensino-aprendizagem, aumentou a confiabilidade dos dados e controlou as contingências, de forma a ensinar conforme o planejado.
Palavra-chave Number concept
stimulus equivalence
intellectual disabilities
Conceito de número
equivalência de estímulos
deficiência intelectual
Idioma Português
Data de publicação 2010-09-01
Publicado em Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, v. 15, n. 3, p. 467-475, 2010.
ISSN 1413-7372 (Sherpa/Romeo)
Publicador Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Extensão 467-475
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1413-73722010000300004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5905

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Nome: S1413-73722010000300004.pdf
Tamanho: 114.7KB
Formato: PDF
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