O tamanho do válculo ureteral é realmente importante para predizer a severidade da obstrução ureteral em pacientes com ureterolitíase?

O tamanho do válculo ureteral é realmente importante para predizer a severidade da obstrução ureteral em pacientes com ureterolitíase?

Título alternativo Is the size of ureteral stones really important to predict the severity of obstruction in patients with ureteral lithiasis ?
Autor Rosas, George Google Scholar
Orientador Szejnfeld, Jacob Google Scholar
Pós-graduação Medicina (Radiologia Clínica)
Resumo Objetivo: -correlacionar o tamanho dos cálculos ureterais com o grau de dilatação do ureter - estabelecer se há relação entre o nível da obstrução e o grau de dilatação ureteral Método: 100 pacientes consecutivos com cólica renal aguda foram encaminhados para realização de TC de abdome e selecionados para nosso estudo prospectivo. Foram incluídos apenas pacientes que se submeteram a ureterolitotripsia endoscópica dentro de até 24 horas após a realização da TC. Os exames tomográficos foram avaliados por dois radiologistas especializados em abdome, em consenso que avaliaram: 1) o tamanho do cálculo; 2) a localização do cálculo; 3) a presença de dilatação do sistema coletor e densificação da gordura perirenal. Resultados: Dos 100 pacientes estudados 58 tinham cálculos localizados no terço distal do ureter, 24 na junção uretero-vesical, 10 no ureter médio e 8 no ureter proximal. Dilatação do sistema coletor foi considerada leve em 44 pacientes, moderada em 20 e severa em 6. Em 30 pacientes não havia dilatação. Conclusão: não houve correlação entre o tamanho do cálculo ureteraleo grau de dilatação do sistema coletor. Cálculos localizados no ureter distal são mais propensos a causar dilatação
Assunto Cálculo
Dilatação
Ureter
Cobertura Departamento de Diagnóstico por Imagem Unifesp - EPM
Idioma Português
Financiador Não recebi financiamento
Data 2005-09-13
Publicado em Tamanho do cálculo associado a dilatação ureteral
Área de concentração Ciências radiológicas
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensão 31
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de Mestrado
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59022

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: george q rosas.pdf
Tamanho: 742.8Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)