As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História

As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História

Alternative title On the understanding of role-playing games as teaching material at history classes
Author Oliveira, Fernanda Mota de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Neto, Antonio Simplicio de Almeida Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Não se aplica
Abstract "A presente pesquisa tem como escopo apresentar o conceito de jogos de interpretação, a definir o role-playing game (RPG) em sua modalidade “de mesa” e o live-action role-playing game (Larp), visando o estudo das perspectivas de uso desses jogos como materiais didáticos no ensino de história. Essa investigação se deu através da leitura e reflexão de autores que estudam a epistemologia dos jogos, bem como daqueles que pesquisam os jogos na educação e através da revisão literária e análise crítica do perfil textual das dissertações de metrados que abordam o tema no Brasil. A pesquisa busca trazer a história desses jogos e de como foram aplicados na educação, seu modo de funcionamento e enuncia também o modo como se deu a aplicabilidade desses jogos em diferentes escolas, de acordo com os projetos propostos por cada autor. "
Keywords RPG de mesa
Larp
Material didático
Ensino de história
Jogos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Guarulhos
Language Portuguese
Date 2019-12-03
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 107 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58429

Show full item record




File

Name: MONO_Fernanda Mota 11_2019.pdf
Size: 1.739Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account