Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental

Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental

Título alternativo Relation between the visual memory and the ortographic performance in the children attending the 2nd and 3rd years at the elementary school
Autor Barbosa, Patricia Manfrin Fontes Google Scholar
Bernardes, Neide Guzmán Blanco Google Scholar
Misorelli, Mari Ivone Google Scholar
Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Centro Integrado de Neurologia Infantil
Clínica Integrada Nanuque
CEFAC
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE: in this relate the visual memory to orthographic performance of children's handwriting from 2nd and 3rd years of elementary school. METHODS: it was analyzed 61 children, male and female, with average age between 8 and 9 years old, were analyzed. The children were evaluated in classroom, by the examiner, during the 2nd semester of the school year, in 3 different stages: oral dictation valuation of isolated words, of silent reading valuation of isolated words and visual memory analysis through the Rey Complex Figure. RESULTS: it was noticed that orthographic mistakes reduces during visual dictation, when compared to oral dictation; children who make more orthographic mistakes during dictation, have worse performance on the Rey Complex Figure; children from 3rd year have less frequency of orthographic mistakes and better performance on the Rey Complex Figure, when compared to 2nd year children. CONCLUSION: visual memory is an important fact during orthographic development, helping children to understand better the acquisition of orthographic rules.

OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas.
Palavra-chave Language
Memory
Visual Perception
Dyslexia
Learning Disorders
Linguagem
Memória
Percepção Visual
Dislexia
Transtornos de Aprendizagem
Idioma Português
Data de publicação 2010-08-01
Publicado em Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 598-607, 2010.
ISSN 1516-1846 (Sherpa/Romeo)
Publicador CEFAC Saúde e Educação
Extensão 598-607
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010000400009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-18462010000400009 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5836

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Nome: S1516-18462010000400009.pdf
Tamanho: 275.3KB
Formato: PDF
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