Acupuntura: motivações de médicos para a procura de especialização

Acupuntura: motivações de médicos para a procura de especialização

Título alternativo Physicians' reasons for specializing in acupuncture
Autor Iorio, Rita De Cassia Autor UNIFESP Google Scholar
Siqueira, Arnaldo Augusto Franco De Google Scholar
Yamamura, Ysao Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo This aim of this quantitative and qualitative study was to identify concepts of conventional medicine and acupuncture that contribute to the understanding of motives leading physicians to learn about or specialize in acupuncture. We interviewed 175 physicians from the Course in Chinese Medicine and Acupuncture administered by the Research Center on Chinese Medicine at the School of Medicine of the Federal University in São Paulo (UNIFESP/EPM), using questionnaires consisting of open and closed questions. The resulting data were submitted to statistical analysis, and the answers were analyzed using the content analysis technique, seeking to unveil units of meaning. This process ena bled establishing general and specific categories that lent meaning to the discourses. Three categorical groups were obtained: professional enhancement, expanding one's life horizons, and understan ding the patient in a more comprehensive dimension. Our data also showed that physicians wish to integrate acupuncture with their practice of conventional medicine, within which acupuncture has been consolidated as a medical specialty.

Este estudo quanti-qualitativo objetivou identificar concepções sobre Medicina Convencional e Acu puntura que contribuem para entender os motivos que levam médicos a procurarem conhecer ou se especializar em Acupuntura. Foram pesquisados 175 médicos do Curso de Desenvolvimento em Me dicina Chinesa − Acupuntura, do Center-AO − Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) − Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM), com questio nário composto por perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, e as respostas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo, buscando desvelar unidades de significado. A partir disso, foram estabelecidas categorias gerais e específicas, que passaram a dar significado aos discursos. Dessa forma, foram obtidos três grupos categoriais: aprimoramento profis sional, ampliar seu próprio horizonte de vida e compreender o paciente em uma dimensão mais abrangente. Nossos dados revelaram que os médicos desejam exercer a Acupuntura de forma inte grada à Medicina Convencional, no bojo da qual a Acupuntura vem se firmando como especialidade médica.
Palavra-chave Acupuncture
Medical Education, Graduate
Medicine, Chinese Traditional
Complementary Therapies
Physician-Patient Relations
Acupuntura
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Medicina Tradicional Chinesa
Terapias Complementares
Relações Médico-Paciente
Idioma Português
Data de publicação 2010-06-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 247-254, 2010.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 247-254
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000200008
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022010000200008 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5771

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Nome: S0100-55022010000200008.pdf
Tamanho: 123.2KB
Formato: PDF
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