O teatro como estratégia para a construção da paz

O teatro como estratégia para a construção da paz

Título alternativo The theater as a strategy for peace building
El teatro como estrategia para la construcción de la paz
Autor Harada, Maria De Jesus Castro Sousa Autor UNIFESP Google Scholar
Pedroso, Glaura César Autor UNIFESP Google Scholar
Pereira, Sônia Regina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Describe the experience of a theatrical piece production with the participation of adolescents to stimulate thinking about reality and contribute to the reduction of violence. Were selected 10 teenagers, public school students who participated in the training and producing processes of a theatrical show with themes that arise out of his experiences in the social and family environment. Throughout the year 2006, the piece was exhibited in 20 shows, as part of events organized by the Municipality of Embu, in São Paulo state, such as the Municipal Health Conference and the schedule for presentations that accompanied the end of the year festivities. In total, nearly 3,000 people attended the shows. In the opinion of the authors, this is a valid strategy as a tool for mobilization and empowerment of the actors, teachers and local community to promote health, to confront and to reduce violence. It was considered that in order to achieve the effectiveness of the strategy in similar situations, it should be built collectively respecting the culture, history and social context of the public to whom is aimed.

Describir la experiencia en la elaboración de un espectáculo teatral con participación de adolescentes para estimular la reflexión sobre la realidad y contribuir para la reducción de la violencia. Fueron seleccionados 10 adolescentes, alumnos de escuelas públicas que participaron del proceso de formación teatral y producción de un espectáculo con temas oriundos de sus vivencias en el medio social y familiar. A lo largo del año de 2006, la pieza fue exhibida en 20 presentaciones, inclusive como parte de eventos organizados por la Municipalidad de Embú, en el estado de São Paulo, como la Conferencia Municipal de Salud y el calendario de presentaciones que acompañó las fiestas de fin de año. En total, cerca de 3.000 personas asistieron al espectáculo. En la opinión de las autoras, esta es una estrategia válida, como herramienta de movilización y empoderamiento de los actores, profesores y comunidad local, para la promoción de la salud, enfrentamiento y reducción de la violencia. Se considera que para conseguir que la estrategia sea efectiva en situaciones semejantes, debe ser construida colectivamente respetando la cultura, la historia y el contexto social del público que se desea alcanzar.

Descrever a experiência na elaboração de um espetáculo teatral com participação de adolescentes para estimular a reflexão sobre a realidade e contribuir para a redução da violência. Foram selecionados 10 adolescentes, alunos de escolas públicas que participaram de processo de formação teatral e produção de um espetáculo com temas oriundos de suas vivências no meio social e familiar. Ao longo do ano de 2006, a peça foi exibida em 20 apresentações, inclusive como parte de eventos organizados pela Prefeitura do Município de Embú - SP, como a Conferência Municipal de Saúde e o calendário de apresentações que acompanhou as festas de fim de ano. No total, cerca de 3.000 pessoas assistiram ao espetáculo. Na opinião das autoras, esta é uma estratégia válida, como ferramenta de mobilização e empoderamento dos atores, professores e comunidade local, para a promoção da saúde, enfrentamento e redução da violência. Considera-se que para esta estratégia ser efetiva em situações semelhantes, deve ser construída coletivamente, respeitando a cultura, a história e o contexto social do público alvo.
Palavra-chave Violence
Drama
School health
Health promotion
Violência
Drama
Saúde escolar
Promoção da saúde
Idioma Português
Financiador Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Data de publicação 2010-06-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 3, p. 429-432, 2010.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 429-432
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000300019
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-21002010000300019 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5767

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002010000300019.pdf
Tamanho: 174.5KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta