Teste de concordância de scripts: uma proposta para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza

Teste de concordância de scripts: uma proposta para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza

Título alternativo Script concordance test: an approach to the evaluation of clinical reasoning in uncertain contexts
Autor Piovezan, Ronaldo Delmonte Autor UNIFESP Google Scholar
Custódio, Osvladir Autor UNIFESP Google Scholar
Cendoroglo, Maysa Seabra Autor UNIFESP Google Scholar
Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Little research has been done in Brazilian medical education on the evaluation of clinical reasoning in situations of uncertainty. The most common tests are still multiple-choice, which are capable of evaluating skills when dealing with well-defined problems. However, in practice the majority of situations involve uncertainties. A method for the evaluation of clinical reasoning in contexts of uncertainty was developed on the basis of the cognitive script theory in relation to professional reasoning. The objectives of the research were to develop, apply, and analyze this methodology in a Brazilian educational setting, based on clinical situations in Geriatrics that involved diagnostic, therapeutic, or ethical dilemmas. A group of specialists in this area and a group of undergraduate students that were completing their training in the Geriatrics internship took the test. Comparison of the results led to evidence of the instrument's validity, capable of distinguishing clinical reasoning according to the participants' level of experience. The mean score for the specialists (80,41) was higher than that of students (70,71) (p < 0,001). In addition, analyses of the internal consistency and a G study design furnished results that are consistent with a scoring system that seeks to evaluate a professional skill. In conclusion, a proposal for a script concordance test in the Portuguese language, applied in a Brazilian teaching institution, may be a viable alternative for evaluating clinical reasoning in contexts of uncertainty.

A avaliação do raciocínio clínico em situações de incerteza é pouco pesquisada na educação médica. Os testes escritos mais aplicados são de múltipla escolha, capazes de avaliar como se lida com problemas bem definidos. Porém, a maioria das situações contém incertezas. Um método de avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza foi desenvolvido a partir da teoria de scripts, com situações em geriatria. Um grupo de especialistas e um grupo de estudantes de graduação resolveram o teste. Acomparação entre os resultados trouxe indícios da validade do instrumento, capaz de diferenciar o raciocínio relacionado ao nível de experiência profissional. A média dos escores dos especialistas (80,41) foi superior à dos estudantes (70,71), p < 0,001. As análises de consistência interna e um estudo G forneceram resultados que estão de acordo com metodologias que buscam avaliar uma competência profissional. Concluiu-se que uma proposta de teste de concordância de scripts em língua portuguesa aplicado em uma instituição de ensino brasileira pode ser uma alternativa para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza.
Palavra-chave Educational Measurement
Professional Competence
Education, Medical
Avaliação Educacional
Competência Profissional
Educação Médica
Idioma Português
Data de publicação 2010-03-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 05-12, 2010.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 05-12
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100002
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022010000100002 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5654

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022010000100002.pdf
Tamanho: 526.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta