O Teste Gap in Noise em crianças de 11 e 12 anos

O Teste Gap in Noise em crianças de 11 e 12 anos

Título alternativo The Gap in Noise Test in 11 and 12-year-old children
Autor Perez, Ana Paula Autor UNIFESP Google Scholar
Pereira, Liliane Desgualdo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo BACKGROUND: gap detection in 11 and 12-year-old children. AIM: to investigate temporal resolution through the Gap in Noise test in children of 11 and 12 years in order to establish criteria of normal development. METHOD: participants were 92 children, with ages of 11 and 12 years, enrolled in elementary school, with no evidences of otologic, and/or neurologic, and/or cognitive disorders, as well as with no history of learning difficulties or school failure. Participants Besides that, their hearing thresholds were within normal limits and their verbal recognition in the dichotic test of digits was equal or superior to 95% of hits. All were submitted to the Gap in Noise test. The statistical analysis was performed by non-parametric tests with significance level of 0.05 (5%). RESULTS: the average of the gap thresholds was 5.05ms, and the average percentage of correct answers was 71.70%. There was no significant statistical difference between the responses by age (eleven and twelve years), by ear (right and left), by gender (male and female). However, when comparing the tests, it was observed that the 1st test showed a higher percentage of identifications of gap, statistically significant than the 2nd test. CONCLUSION: in 78.27% of the population of this study, the gap thresholds were up to 5ms, response recommended as normality reference for the age group searched.

TEMA: a detecção de gap em crianças de 11 e 12 anos. OBJETIVO: verificar o comportamento da resolução temporal, através do teste gap in noise, em crianças de onze e doze anos, a fim de subsidiar o estabelecimento de critérios de referência de normalidade. MÉTODO: participaram 92 crianças, com idades de 11 e 12 anos, matriculadas no ensino fundamental, sem evidências de doenças otológicas e/ou neurológicas e/ou cognitivas, assim como dificuldades de aprendizagem e histórico de repetência escolar. Ainda, apresentavam limiares audiométricos dentro da normalidade e reconhecimento verbal no teste dicótico de dígitos igual ou superior a 95 % de acertos. Todos foram submetidos ao teste gap in noise. A análise estatística foi realizada por meio de testes não paramétricos com nível de significância de 0,05. RESULTADOS: a média dos limiares de gap foi de 5,05ms e a média da porcentagem de acertos foi de 71,70%. Não houve diferença estatisticamente significante entre as respostas por faixa etária (onze e doze anos), por orelha (direita e esquerda) e por gênero (masculino e feminino). No entanto, ao se comparar as faixas-testes, observa-se que a primeira faixa-teste apresentou porcentagem maior de identificações de gap, estatisticamente significante em relação à segunda faixa-teste. CONCLUSÃO: em 78,27% da população deste estudo, os limiares de gap obtidos foram de até 5ms, resposta recomendada como referência de normalidade para a faixa etária pesquisada.
Palavra-chave Acoustic Stimulation
Auditory Perception
Hearing Tests
Child
Speech Perception
Humans
Estimulação acústica
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Criança
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2010-03-01
Publicado em Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 22, n. 1, p. 7-12, 2010.
ISSN 0104-5687 (Sherpa/Romeo)
Publicador Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Extensão 7-12
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100003
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-56872010000100003 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5651

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Nome: S0104-56872010000100003.pdf
Tamanho: 45.98KB
Formato: PDF
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