Laboratório de comunicação: ampliando as habilidades do estudante de medicina para a prática da entrevista

Laboratório de comunicação: ampliando as habilidades do estudante de medicina para a prática da entrevista

Título alternativo Communication laboratory: expanding medical students' skills for interview practice
Laboratorio de comunicación: ampliando las habilidades del estudiante de medicina para la práctica de la entrevista
Autor De Marco, Mario Alfredo Autor UNIFESP Google Scholar
Vessoni, Ana Luiza Autor UNIFESP Google Scholar
Capelo, Augusto Autor UNIFESP Google Scholar
Dias, Cíntia Camargo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper presents an activity named communication laboratory, in which, through recording and discussing simulated interviews (interactive video feedback technique), the aim is to capacitate medical students with the communicational skills needed for performing medical tasks. This activity is included in the second year of the medical course, and is part of the medical psychology program. Careful and detailed observation of the recorded images has revealed this to be a very powerful instrument for detecting and developing the relational and communicational capacities. We are still at the phase of performing systematized evaluations that will allow us, in the future, to verify the efficacy of the activity and to measure the repercussion that it will have on the development of students in their medical practice activities.

El trabajo presenta la actividad denominada laboratorio de comunicación, en la cual, utilizando grabación y discusión de dramatizaciones de entrevistas (técnica de vídeo feedback interactiva), se trata de capacitar a los estudiantes de medicina en las habilidades de comunicabilidad necesarias al ejercicio de la tarea médica. La actividad se insiere en el segundo año del curso medico, formando parte del programa de psicología médica. El examen cuidadoso y detallado de las imágenes registradas se ha revelado instrumento muy poderoso para la detección y la evolución de las capacidades de relación y comunicación. Estamos aún en fase de realización de evaluaciones sistematizadas que nos permitirán comprobar la eficacia de la activad y medir la repercusión que tendrá sobre el desempeño de los estudiantes en su actividad en la práctica médica.

O trabalho apresenta a atividade denominada laboratório de comunicação na qual, utilizando gravação e discussão de dramatizações de entrevistas (técnica de vídeo feedback interativa) objetiva-se capacitar os estudantes de medicina nas habilidades comunicacionais necessárias para o exercício da tarefa médica. A atividade está inserida no segundo ano do curso médico, fazendo parte do programa de psicologia médica. O exame cuidadoso e detalhado das imagens registradas tem se revelado um instrumento muito poderoso para a detecção e a evolução das capacidades relacionais e comunicacionais. Ainda estamos em fase de realização de avaliações sistematizadas que nos permitirão verificar a eficácia da atividade e mensurar a repercussão que terá sobre o desempenho dos estudantes em sua atividade na prática médica.
Palavra-chave Clinical competence
Communication
Physician-patient relations
Medical education
Competência clínica
Comunicação
Relações médico-paciente
Educação médica
Idioma Português
Data de publicação 2010-03-01
Publicado em Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 217-227, 2010.
ISSN 1414-3283 (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP
Extensão 217-227
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100018
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-32832010000100018 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5643

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1414-32832010000100018.pdf
Tamanho: 510.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta