Vaporizador artesanal de éter para cirurgia experimental em pequenos roedores

Vaporizador artesanal de éter para cirurgia experimental em pequenos roedores

Autor Brito, Marcus Vinicius Henriques Autor UNIFESP Google Scholar
Botelho, Nara Macedo Autor UNIFESP Google Scholar
Almeida, Adriana de Jesus Benevides de Google Scholar
Santos, Marcos Roberto Lima De Carvalho Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper described a homemade ether vaporizer, changed from WAYNFORTH & FLECKNELL model for small animals. The device is build with hospital material and products bought in aquarium s shops. Their advantages are maintenance of anesthetic level without successive inductions by inhalatory nasal ether ; ether consumption of 5 ml per hour in animals with 300 g ; smaller ambient pollution and small cost. The disadvantages are a hardness and reduction of the plastic tubes after approximately 150 hour in use, by ether action and the necessity of experience acquisition in anesthetic manipulation with the device

O presente trabalho descreve modelo experimental de vaporizador artesanal de éter, modificado a partir do modelo de WAYNFORTH & FLECKNELL, a fim de manter fluxo contínuo e homogêneo do anestésico em cirurgias onde se utiliza roedores de pequeno porte como animais de experimentação. O sistema é construído a partir de material encontrado em casas de materiais para aquários, sonda e tubo de ensaio de uso hospitalar, base de madeira e campânula de vidro confeccionada em vidraçaria. Como vantagens do sistema pode-se citar a manutenção do animal em plano anestésico sem que haja necessidade de contínuas induções com algodão embebido em éter e ofertado por via nasal, com perda do excesso para o meio ambiente e inalação do mesmo por quem conduz o experimento. Diminui-se assim quantidade de anestésico total gasto, devido manter-se níveis de oferta mais homogêneas por um fluxo contínuo de acordo com o plano anestésico do animal. Consegue-se também através do consumo aferido no tubo de ensaio, calcular aproximadamente o volume / minuto inalado, consumindo-se em média 5 ml de éter em uma hora de anestesia para ratos com 300g, obtendo com isto economia da substância, melhor controle da quantidade inalada pelo animal e redução da poluição do meio ambiente pelo mesmo.
Palavra-chave Home made
Anestesia
Instrumentos cirúrgicos
Equipamentos
Cirurgia experimental
Ratos
Ratos Wistar
Ratos norvegicus
Ratos Sprague-Dawley
Nebulisador
Idioma Português
Data de publicação 1998-01-01
Publicado em Acta Cirurgica Brasileira. Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, v. 13, n. 1, p. -, 1998.
ISSN 0102-8650 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86501998000100001
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-86501998000100001 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/563

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0102-86501998000100001.pdf
Tamanho: 405.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta