Graduação médica e especialização: uma incompatibilidade aparente

Graduação médica e especialização: uma incompatibilidade aparente

Título alternativo Medical graduation and specialization: an apparent incompatibility
Autor Stella, R.c.r. Autor UNIFESP Google Scholar
Goldenberg, Paulete Autor UNIFESP Google Scholar
Gomes, Mara Helena de Andrea Autor UNIFESP Google Scholar
Goihman, Samuel Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE. Partial results of a continuous evaluation process of the undergraduate medical course at Escola Paulista de Medicina (EPM) started in 1989 are presented. METHODS. A survey on expectations and opinions about the medical course of EPM was carried out among faculty members, students and alumni. RESULTS. The authors call into question that the medical formation is non-terminal as indicated by the late entry to labor market. CONCLUSION. The authors consider that the phenomenon is not related to quality aspects but to the specialization process started during the medical course and completed only with graduated studies.

OBJETIVO. Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa, desencadeada a partir de 1989, de avaliação continuada do ensino de graduação médica da Escola Paulista de Medicina (EPM), com a qual se implantou amplo processo de avaliação institucional. METODOLOGIA. O estudo, de base amostral, envolve o levantamento de expectativas e opiniões de docentes, alunos e egressos, constituindo três subprojetos específicos. RESULTADOS. Os autores chamam a atenção para não-terminalidade da formação médica na EPM, levando em conta que os egressos não entram no mercado de trabalho ao final da graduação. CONCLUSÃO. Este resultado aponta para a necessidade de reflexão em torno do significado da não-terminalidade por referência ao longo processo de formação médica. Neste caso, a característica apontada não está associada à ausência de qualidade e, sim, à incorporação, no currículo de graduação, do desenvolvimento de técnicas e procedimentos profissionais que conduzem à inexorável especialização do conhecimento, atingida somente por meio de formação pós-graduada.
Palavra-chave Medical education
Medical undergraduated curriculum
Institutional evaluation
Ensino médico
Currículo de graduação médica
Avaliação institucional
Idioma Português
Data de publicação 1997-12-01
Publicado em Revista da Associação Médica Brasileira. Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 290-294, 1997.
ISSN 0104-4230 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Médica Brasileira
Extensão 290-294
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42301997000400004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-42301997000400004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/560

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Nome: S0104-42301997000400004.pdf
Tamanho: 59.90KB
Formato: PDF
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