Gender differences in the sleep habits of 11-13 year olds

Gender differences in the sleep habits of 11-13 year olds

Título alternativo Diferenças nos hábitos de sono entre gêneros nos escolares de 11 a 13 anos de idade
Autor Natal, Cezar Laerte Google Scholar
Lourenço, Tânia Jordana Google Scholar
Silva, Luana A. Google Scholar
Boscolo, Rita Aurélia Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Andressa Autor UNIFESP Google Scholar
Tufik, Sergio Autor UNIFESP Google Scholar
Mello, Marco Tulio de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Faculdades COC
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: Sleep plays an important role in the physical and emotional development of adolescents. The aim of this study was to examine gender differences in sleep habits in a sample of 11-13 year olds. METHOD: The study was carried out in the city of Patos de Minas, Brazil. The study cohort was composed of 200 students (96 boys and 104 girls) attending (in the morning or in the afternoon) the 5th, 6th or 7th grades, with ages ranging from 11 to 13 years. A Sleep Questionnaire developed at the Federal University of São Paulo was used in order to evaluate student sleep habits and schedules, as well as the overall quality of sleep. RESULTS: For the period between Friday night and Sunday morning, girls displayed longer sleep duration than did boys. During the week, students attending only afternoon classes woke up later than did students attending only morning classes. In addition, morning-class students showed more adverse effects on sleep, including irregular sleep/wakefulness circadian rhythms, when compared with afternoon-class students. CONCLUSION: Sleep habits are affected by gender and school schedule.

OBJETIVO: O sono desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico e emocional de adolescentes. Este estudo teve o objetivo de analisar as diferenças entre gêneros nos hábitos de sono de escolares com idades entre 11 e 13. MÉTODO: Este estudo foi realizado na cidade de Patos de Minas-MG, Brasil. A amostra foi composta de 200 alunos (96 meninos e 104 meninas) matriculados da 5ª a 7ª séries (ambos os turnos, manhã e tarde) e com idade entre 11 e 13 anos. O Questionário de sono UNIFESP foi utilizado para avaliar a qualidade de sono, hábitos e horários de sono. RESULTADOS: As meninas demonstraram maior tempo de sono do que os meninos da sexta-feira à noite para o domingo de manhã. Os alunos que estudavam a tarde acordavam mais tarde que os alunos do turno matutino durante a semana; alunos do turno da manhã são mais afetados negativamente em relação ao sono e podem ter um ciclo vigília/sono irregular quando comparado com os alunos que estudam no turno da tarde. CONCLUSÃO: Meninos e meninas têm diferentes hábitos de sono, sendo influenciados pelo turno escolar.
Palavra-chave Sleep
Sex factors
Habits
Child
Adolescent
Sono
Fatores sexuais
Hábitos
Criança
Adolescente
Idioma Inglês
Financiador Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Data de publicação 2009-12-01
Publicado em NATAL, César L. et al . Gender differences in the sleep habits of 11-13 year olds. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 31, n. 4, p. 358-361, dez. 2009
ISSN 1516-4446 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP
Extensão 358-361
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000400013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000273977400012
SciELO S1516-44462009000400013 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5399

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1516-44462009000400013.pdf
Tamanho: 683.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta