O enfermeiro não faz marketing pessoal: a história explica por quê?

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dc.contributor.author Gentil, Rosana Chami [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:41:17Z
dc.date.available 2015-06-14T13:41:17Z
dc.date.issued 2009-12-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000600019
dc.identifier.citation Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 6, p. 916-918, 2009.
dc.identifier.issn 0034-7167
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5369
dc.description.abstract Reflection on the nurse's personal marketing based on beliefs and values explained by the history of the main characters that care for patients. It brings to the surface reflections on the ambiguity between the social image of nursing and scientific, technological and humanistic knowledge developed over the time. It recognizes that there is still a fixation on the attributes relating to attitude and moral of the professionals to the detriment of having high regard for the technical and scientific knowledge. It verifies that the History of Nursing allows understanding that the fight against prejudice in the collective imagination lends weight to the social acceptance and recognition of this profession through the promotion of Nursing Science and the demonstration of its application in the professional practice. en
dc.description.abstract Reflexión sobre el marketing personal del enfermero basado en las creencias y valores que la historia de los protagonistas del cuidado al enfermo explica. Saca a flote reflexiones sobre la ambigüedad entre la imagen social de la enfermería y los conocimientos científicos, tecnológicos y humanísticos que desarrolló a lo largo del tiempo. Reconoce que todavía hay fijación en los atributos relacionados con la postura y moral de los profesionales, en detrimento de la valoración del conocimiento técnico-científico. Constata que el estudio de la Historia de la Enfermería permite comprender que las luchas contra de los perjuicios existentes en la imaginación colectiva tiene importancia en la aceptación y en el reconocimiento social de esta profesión, lo que puede hacerse promocionando la Ciencia de la Enfermería y demostrando su aplicación en la práctica profesional. es
dc.description.abstract Reflexão sobre o marketing pessoal do enfermeiro embasado nas crenças e valores que a história dos protagonistas do cuidado ao enfermo explica. Traz à tona reflexões sobre a ambigüidade entre a imagem social da enfermagem e os conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos que desenvolveu ao longo do tempo. Reconhece que ainda há fixação nos atributos relativos à postura e moral dos profissionais, em detrimento da valorização do conhecimento técnico-científico. Constata que o estudo da História da Enfermagem leva a compreender que as lutas travadas contra os preconceitos presentes no imaginário coletivo têm importância na aceitação e reconhecimento social dessa profissão e que o caminho para isso está na divulgação da Ciência da Enfermagem e demonstração de sua aplicação na prática profissional. pt
dc.format.extent 916-918
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Brasileira de Enfermagem
dc.relation.ispartof Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights Acesso aberto
dc.subject History of Nursing en
dc.subject Marketing en
dc.subject Professional practice en
dc.subject História da enfermagem pt
dc.subject Marketing pt
dc.subject Prática profissional pt
dc.title O enfermeiro não faz marketing pessoal: a história explica por quê? pt
dc.title.alternative Nurses are not into personal marketing: do history explain why? en
dc.title.alternative Enfermeros no hacen marketing personal: la historia lo dice por qué? es
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Enfermagem
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Enfermagem
dc.identifier.file S0034-71672009000600019.pdf
dc.identifier.scielo S0034-71672009000600019
dc.identifier.doi 10.1590/S0034-71672009000600019
dc.description.source SciELO



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