Tipologia de erros de leitura de escolares brasileiros considerados bons leitores

Tipologia de erros de leitura de escolares brasileiros considerados bons leitores

Título alternativo Reading errors typology of Brazilian students considered good readers
Autor Ávila, Clara Regina Brandão de Autor UNIFESP Google Scholar
Kida, Adriana de Souza Batista Autor UNIFESP Google Scholar
Carvalho, Carolina Alves Ferreira de Autor UNIFESP Google Scholar
Paolucci, Juliana Faleiros Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo BACKGROUND: assessment of oral reading. AIM: to characterize, according to the variables of public or private school and literacy, the types of errors in word reading presented by typical elementary/middle school students considered competent readers by their teachers. METHOD: participants of this study were 151 students with ages ranging between 8 and 12 years, from the 4th to the 7th grade of public and private schools. The students read a list of 38 words. The oral readings were transcribed and the errors analyzed according to their frequency. The frequency of errors was calculated based on the possibilities of errors presented by the used word list. RESULTS: the obtained results gave evidence to the errors presented by typical students of both public and private schools from all of the tested grades. There was a statistically significant progressive reduction in errors of orthographic decoding according to literacy (p<0.0001). Considering the groups, students from private schools presented fewer errors of global orthographic decoding when compared to students from public schools (p < 0.0001). CONCLUSION: the results suggest that reading errors are part of the learning process of orthographic decoding rules. These errors are progressively overcome with literacy. The domain of orthographic decoding independent of the context occurred more prematurely than that which is dependent of the grapheme context.

TEMA: avaliação da leitura oral. OBJETIVO: caracterizar, segundo as variáveis rede de ensino e escolaridade, os tipos de erro na leitura de palavras isoladas, apresentados por escolares típicos do ensino fundamental, considerados competentes por seus professores. MÉTODO: participaram da pesquisa 151 escolares com idade entre oito e doze anos, matriculados do quarto ao sétimo ano do ensino fundamental das redes pública e particular. Os escolares leram uma lista com 38 palavras. As leituras orais foram transcritas e os erros analisados, segundo a freqüência de erros cometidos calculada com base na possibilidade de erros oferecida pela lista apresentada. RESULTADOS: os resultados encontrados evidenciaram a presença de erros quando analisadas as leituras dos escolares típicos de ambas as redes de ensino e de todas as séries estudadas. Houve redução progressiva e estatisticamente significante dos erros de decodificação ortográfica em função da progressão da escolaridade (p < 0,0001). Considerando a rede de ensino, os escolares da rede particular apresentaram menor número de erros que os de escola pública quando comparado o desempenho na decodificação ortográfica global na prova de leitura de palavras (p < 0,0001). CONCLUSÃO: os resultados demonstraram que os erros de leitura fazem parte do aprendizado das regras de decodificação ortográfica e são superados, progressivamente, com o aumento da escolaridade. O domínio da decodificação da ortografia independente do contexto ocorreu mais precocemente que o da dependente do contexto grafêmico.
Palavra-chave Reading
Assessment
Speech-Language and Hearing Sciencies
Leitura
Avaliação
Fonoaudiologia
Idioma Português
Data de publicação 2009-12-01
Publicado em Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 21, n. 4, p. 320-325, 2009.
ISSN 0104-5687 (Sherpa/Romeo)
Publicador Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Extensão 320-325
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000400010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-56872009000400010 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5339

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Nome: S0104-56872009000400010.pdf
Tamanho: 60.96KB
Formato: PDF
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