Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.

Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.

Author Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Nunes, Flaviana Gasparotti
Author Parra, Henrique Zoqui Martins Google Scholar
Keywords educação expandida
ciência amadora
tecnologias digitais
ciência e tecnologia
conhecimento
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Dourados - MS
Language Portuguese
Date 2013
Published in BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452.
Publisher Ed.UFGD
Extent 79-102
79-102
Origin https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf
Access rights Open access Open Access
Type Book chapter
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353

Show full item record




File

Name: Educacao-Expand ... ra-Henrique-Parra-2013.pdf
Size: 339.7Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account