O conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio profissionalizante do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo sob a ótica discente

O conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio profissionalizante do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo sob a ótica discente

Author Reis, Wladimir Barbosa Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Oliveira, Rogério Cruz de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na área da saúde é reconhecida legalmente há mais de uma década. Entretanto, muitos desafios ainda cercam a consolidação da profissão nesta grande área, sobretudo no que tange à formação. Entre as iniciativas de formação em saúde conhecidas, a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista (UNIFESP – BS) oferece, desde 2006, o curso de Educação Física, pautado na formação interprofissional e interdisciplinar. O estágio apresenta-se como momento importante entre a formação e atuação da (o) estudante. Assim, este estudo analisou o conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio supervisionado profissionalizante do curso de Educação Física da UNIFESP – BS sob a ótica discente. Para isso, foi desenvolvida pesquisa documental de abordagem qualitativa. A coleta de dados consistiu no acesso aos relatórios finais de estágio escritos pelos estudantes de Educação Física e os resultados foram obtidos através de análise documental e categorização não-apriorística. Foram utilizados 21 relatórios finais de estágio produzidos entre 2012 e 2014. Dois relatórios apresentaram conceito de interdisciplinaridade embasados por referencial teórico. Os outros 13 relatórios fizeram referência ao termo interdisciplinaridade e foram categorizados em: a) Ações em conjunto; b) Diálogo; c) Conhecimento compartilhado; d) Integralidade do cuidado; e) Trabalho em equipe e 6 relatórios não foram submetidos à análise por não apresentarem conceito ou referência ao termo interdisciplinaridade. Ao observarmos a inconsistência e ausência do conceito de interdisciplinaridade nos relatórios de estágio do curso de Educação Física da UNIFESP, acreditamos que ainda há um desafio importante e elementar para a formação nesta universidade, qual seja, sincronizar a proposta de formação em saúde aqui prometida com os componentes curriculares dos cursos.

The insertion of the professional of Physical Education in health care has legal grounds for more than a decade. However, many challenges still surround the consolidation of the profession in this area, specially regarding the formation. Between known proposals of health care training, the Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista (UNIFESP – BS) offers, since 2006, the training in Physical Education, guided by interprofessional and interdisciplinary training. The internship has presented itself as an important stage between training and professional practice of students. Thus, this work analyzed the concept of interdisciplinarity in the context of supervised intership in the Physical Education graduation of UNIFESP – BS from the student's perspective. Was developed documentary research of qualitative approach. The data were collected from the internship final reports wrote by students of Physical Education and the results were obtained through documentary analysis and non-priori categorization. Was used 21 internship final reports produced between 2012 and 2014. Two reports presents the concept of interdisciplinarity grounded theory. The others 13 reports made reference to the term interdisciplinarity and they were categorized into: a) Ensemble actions; b) Dialogue; c) Shared knowledge; d) Care integrality; e) Teamwork. Six reports were not subordinated to analysis for had not presented the concept or reference to the term interdisciplinarity. When we observe the inconsistency and absence the concept of interdisciplinarity in the Physical Education internship reports of UNIFESP, we believe that there is still a important and elementary challenge for the training in this university, to synchronize the health training propose promised here with the guide components of graduations
Keywords Educação Física
Formação profissional
Interdisciplinaridade
Estágio Supervisionado
Physical Education
Vocational training
Supervised internship
Interdisciplinarity
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2015-12-16
Published in REIS, Wladimir Barbosa. O conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio profissionalizante do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo sob a ótica discente. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2015.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 49 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53278

Show full item record




File

Name: WLADIMIR REIS.PDF
Size: 1.457Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account