Olhares sobre os currículos dos cursos de bacharelado em educação física das universidades públicas paulistas

Olhares sobre os currículos dos cursos de bacharelado em educação física das universidades públicas paulistas

Author Lima Filho, Dorival Rodrigues de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Azevedo, Laíse Tavares Padilha Bezerra Gurgel de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Com a reforma do curso de educação física pretendemos visualizar como as disciplinas didáticas encontram-se estruturadas nos projetos políticos pedagógicos de cada universidade pública do estado de São Paulo, pois segundo Ghilardi (1998) os profissionais apresentam falhas na atuação perante o mercado de trabalho devido em particular às disciplinas didáticas. Focaremos em três principais aspectos para reflexão: - Quais as bases teóricas dos currículos? - Como se organizam? - Quantas disciplinas, especificamente relacionadas a didática ou a prática de ensino, apresentam? - Como se organizam essas disciplinas considerando organização da grade curricular. O objetivo principal deste trabalho foi identificar como os cursos de Educação Física bacharelado das universidades públicas e estaduais do Estado de São Paulo organizam seu currículo, em qual semestre são ministradas as disciplinas pedagógicas, a carga horária e as referências bibliográficas abordadas. Nesse sentido olharemos as ementas das disciplinas pedagógicas, considerando também sua disponibilidade na internet.

With the reform of the course of physical education, we intend to view how the didactic courses are structured in teaching political projects of each public university in the state of São Paulo, because according to Ghilardi (1998) professionals present flaws in acting in front of the labor market due in particular to educational disciplines. We will focus on three main aspects to think about: - What are the theoretical bases of the curriculum? - How they are organized? - How many disciplines, specifically related to teaching or teaching practice, present? - How to organize these disciplines considering organizing grid curricular. The main objective of this work is to identify how courses in Physical Education bachelor of public and state universities of São Paulo organize their curriculum, in which semester the pedagogical disciplines are taught, the workload and addressed bibliographical references. In this sense we will look at the menus of educational disciplines, also considering their availability on the Internet
Keywords Currículos
Educação Física
Disciplinas Didáticas
Curriculum
Physical Education
Didactic Courses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2014-12-10
Published in LIMA FILHO, Dorival Rodrigues de. Olhares sobre os currículos dos cursos de bacharelado em educação física das universidades públicas paulistas. 2014. 66 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2014.
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 66 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53240

Show full item record




File

Name: DORIVAL LIMA FILHO.pdf
Size: 14.60Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account