Um olhar sobre a avaliação em eutonia: reflexões para pensar a educação física

Um olhar sobre a avaliação em eutonia: reflexões para pensar a educação física

Author Ribeiro, Aguieska Maciel Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Azevedo, Laíse Tavares Padilha Bezerra Gurgel de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Considerada um dos primeiros métodos de Educação Somática, a Eutonia é uma prática terapêutica e pedagógica que leva em conta as relações entre mente e corpo, a partir da experiência corporal, e tem como principal fundamento ensinar o indivíduo a viver bem e ser responsável pelo seu corpo e sua saúde. O objetivo primário desta pesquisa foi identificar quais técnicas avaliativas (empírica ou instrumental) são aplicadas na intervenção do profissional que faz uso do método da Eutonia e como objetivo secundário, identificar quem são esses profissionais, como organizam/planejam suas aulas e traçar uma reflexão acerca do papel terapêutico. Sob a ótica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada e diário de campo. Participaram como voluntárias no 1º momento 5 Eutonistas, todas de São Paulo e permaneceram como voluntárias no 2º momento, 2 Eutonistas formadas em Educação Física. Após análise dos resultados verificou-se que a avaliação empírica é a mais usual entre as Eutonistas, contudo ela não tem uma padronização e é mais utilizada como ferramenta de análise para o aluno, que passa pelo processo de conscientização atrás da Eutonia. As Eutonistas vêm das mais diversas áreas, embora todas as formações anteriores a Eutonia estejam estreitamente relacionadas ao corpo e fazem uso de um planejamento aberto, que geralmente é organizado a partir da demanda dos alunos. As Eutonistas entendem que o papel pedagógico e terapêutico caminham juntos, ainda que por vezes dependendo do tipo de aula (grupo/individual) um trabalho e mais facilitado que outro. Dessa forma, podemos refletir e pensar sobre a futura atuação dos profissionais vinculados ao curso de Educação Física – modalidade saúde, que têm como objetivo a prevenção e promoção da saúde de forma integral. Quando combinado com o vasto conhecimento que o método traz em relação à consciência corporal, o profissional de Educação física poderá atribuir valores da Eutonia (tanto dos seus princípios quanto da sua abordagem avaliativa) para a sua intervenção ou até mesmo usa-la enquanto ferramenta de trabalho. Palavras Chave:

Considered one of the first methods of Somatic Education, Eutony is a therapeutic and educational practice that takes into account the relationship between mind and body based on the body experience and has as a main fundament teaching the individual to live well and be responsible for their body and health. The primary objective of this research was to identify which evaluative techniques (empirical or instrumental) are applied to the intervention of the professional who makes use of the Eutony method and as a secondary objective to identify who these professionals are, how they organize and plan their lessons and understand the therapeutic role. Under the perspective of qualitative research, exploratory, field research through semi-structured interview and field diary were realized. Five Eutony professionals participated as volunteers in the first time, all of them from São Paulo and two Eutony professionals graduated in Physical Education remained as volunteers in the second time. After analyzing the results, it was verified that the empirical evaluation is the most common among Eutony professionals, yet it lacks standardization, and is most commonly used as an analytical tool for the student who goes through the process of awareness behind the Eutony. The Eutony professionals come from several different occupation fields, despite that all previous Eutony graduations are connected with the body; they use an open planning that are generally organized according to the student demands. The Eutony professionals understand that the educational and therapeutic role go together, although sometimes depending on the type of class (group/individual) one session could be easier than others. Thus, we can reflect and consider about the future performance of the professionals linked to the Physical Education course - healthcare modality that has the objective of prevention and health promotion integrally. When combined with the wide knowledge that the method brings in relation to the body awareness, the professional of Physical Education will be able to aggregate Eutony values (both its principles and its evaluative approach) to its intervention or even use it as a work tool
Keywords Eutonia
Técnicas avaliativas
Consciência corporal
Educação Física
Eutony
Evaluative techniques
Body awareness
Physical Education
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2015-12-16
Published in RIBEIRO, Aguieska Maciel. Um olhar sobre a avaliação em eutonia: reflexões para pensar a educação física. 2015. 99 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2015.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 99 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53238

Show full item record




File

Name: AGUIESKA RIBEIRO.pdf
Size: 3.227Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account