Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio

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dc.contributor.advisor Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]
dc.contributor.author Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2020-03-25T12:10:15Z
dc.date.available 2020-03-25T12:10:15Z
dc.date.issued 2018-08-20
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558 pt
dc.identifier.uri https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609
dc.description.abstract The Present Research Discus The Role Of Geographical Literacy In The Development Of Geographic Reasoning. By Means Of The Comprehension Of The Geographic Literacy Levels Of The Students Of The Second Grade Of A Municipal High School In Santana De Parnaiba, State Of São Paulo. To Guide Our Observation, We Constructed Geographic Literacy Indicators (Gli), Which Are Composed By The Categories Of Geographic Reasoning And The Levels Of Geographic Knowledge. The Formulated Of The Indicators Was Based On Brazilian Studies On Geography Teaching: Castellar (2005, 2010a, 2010b And 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 And 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a And 2012b), Moraes (2010, 2012 And 2013) And Souza (2016), And Also On International Studies That Developed Methodologies To Verify The Levels Of Geographic Literacy: National Geographic (2002); Bascom (2011) And Dikmenli (2014 And 2015). The Students' Geographical Literacy Levels Were Observed Through Their Written Arguments In A Learning Sit en
dc.description.abstract A Presente Pesquisa Discute O Papel Da Alfabetização Geográfica No Desenvolvimento Do Raciocínio Geográfico, Por Meio Da Compreensão Dos Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Do Segundo Ano Do Ensino Médio Em Uma Escola Municipal De Santana De Parnaíba (Sp). Para Orientar A Observação, Foram Construídos, Os Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag), Compostos Pelas Categorias Do Raciocínio Geográfico E Pelos Níveis De Conhecimento Geográfico. Esses Indicadores Foram Formulados Com Base Em Estudos Brasileiros Sobre Ensino De Geografia: Castellar (2005, 2010a, 2010b E 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 E 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a E 2012b); Moraes (2010, 2012 E 2013) E Souza (2016), E Também Em Estudos Internacionais Que Desenvolveram Metodologias Para Verificação Dos Níveis De Alfabetização Geográfica: National Geographic (2002); Bascom (2011) E Dikmenli (2014 E 2015). Os Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Foram Observados Por Meio Dos Seus Argu pt
dc.format.extent 210 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Geographical Literacy en
dc.subject Geographic Reasoning en
dc.subject Indicators en
dc.subject Geography Teaching en
dc.subject Levels Of Knowledge en
dc.subject Alfabetização Geográfica pt
dc.subject Raciocínio Geográfico pt
dc.subject Indicadores pt
dc.subject Ensino De Geografia pt
dc.subject Níveis De Conhecimento pt
dc.title Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio pt
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2018-0550.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)
unifesp.campus Guarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pt
unifesp.graduateProgram Educação pt
unifesp.knowledgeArea Ciências Humanas pt
unifesp.researchArea Sujeitos, Saberes E Processos Educativos pt
dc.audience.educationlevel Mestrado



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Name: 2018-0550.pdf
Size: 2.968Mb
Format: PDF
Description:
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