JOGO, CULTURA URBANA E BATALHA MEDIEVAL: A educação do corpo no Swordplay

JOGO, CULTURA URBANA E BATALHA MEDIEVAL: A educação do corpo no Swordplay

Author Amaral, Débora da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Terra, Vinícius Demarchi Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract O Swordplay é uma prática urbana em que os participantes, agregados em clãs, reúnem-se em grandes parques e praças públicas de diferentes cidades, com o objetivo de realizar batalhas medievais. A partir de uma abordagem cultural e histórica do jogo, a pesquisa teve como principais objetivos discutir os significados do Swordplay pelos seus próprios participantes, identificar as concepções de formação técnica e preparação corporal dos membros de um clã de Swordplay, que se dá através do líder e, mais especificamente, descrever e analisar as metodologias de ensino dos líderes dos clãs. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com oito voluntários da cidade de São Paulo, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 26 anos e com posterior análise das mesmas. Foram identificadas duas principais categorias de acordo com as entrevistas, sendo elas: o treino, no qual foram abordadas questões como conteúdo, método de ensino e os valores do treino; e as virtudes do líder, no qual foram abordadas suas origens e seus ‘tipos’ de discurso. Semelhanças e diferenças foram encontradas dentro destas categorias, sendo possível perceber a grande influencia do líder para o clã e seu treino. Discutiu-se os conteúdos e metodologias de treino do Swordplay e sua relação direta com a área da Educação Física.

The Swordplay is a simulation game of medieval battle, in which participants aim to eliminate your opponent using blows with their own weapons. Starting at a cultural and historical approach to the game, the research was aimed main to discuss the meanings of Swordplay by its own participants, identify the conceptions of technical training and body preparation of members of Swordplay’s clans, which is through the leader and, more specifically, describe and analyze the teaching methodologies of the leaders of the clans. Individual semi-structured interviews with eight volunteers of both genders, aged 20 to 26 years, with subsequent analysis of the same were held. Two main categories according to the interviews were identified, these being: training, in which issues such as content, teaching method and the values of training were addressed, and the leader's virtues, which were addressed in their origins and 'types 'speech.Commonalities and differences were found within these categories, it is possible to realize the great influence of the leader to the clan and its training. Many of Swordplay's contents is directly related to the area of Physical Education, such as the performing arts, their ways of interpretation of fights and battles, the training itself, its methodology and urban activities
Keywords Swordplay
Jogo
Práticas Corporais
Cultura Urbana
Educação
Swordplay
Game
Body Practices
Urban Culture
Education
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2013-12-16
Published in AMARAL, Débora da Silva.JOGO, CULTURA URBANA E BATALHA MEDIEVAL: A educação do corpo no Swordplay. 2013. 55 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 55 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51962

Show full item record




File

Name: DÉBORA AMARAL.pdf
Size: 1.109Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account