Experiências e impactos do aprendizado em Homeopatia: relatos de médicos egressos do Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ

Experiências e impactos do aprendizado em Homeopatia: relatos de médicos egressos do Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ

Título alternativo Experiences and impacts of Learning Homeopathy: reports by medical graduates of a specialization course in homeopathy
Autor Adler, Maristela Schiabel Google Scholar
Gallian, Dante Marcello Claramonte Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Faculdade de Medicina de Jundiaí
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo In recent decades, dissatisfaction with medical care has led to greater appreciation of a more comprehensive and humanistic medical education and to the search for other treatment options among complementary and alternative medicines (CAM). Since 2003, the Jundiaí School of Medicine offers graduate education in homeopathy (PGH-FMJ) for medical doctors, combining homeopathy and conventional medicine. The aim of this paper was to analyze the learning experiences of graduate students from the two first classes at the PGH-FMJ, with a total of 14 participants. The methodology included multiple-choice questionnaires, non-structured interviews, and the oral history technique. The results showed that the learning of homeopathy at the Jundiaí School of Medicine developed specific professional skills and led to new humanistic, affective, intellectual, and attitudinal insights among participants, as well as to greater professional and personal satisfaction and an improved physician-patient relationship.

Nas últimas décadas, a insatisfação com o cuidado médico contribuiu para a valorização de formações médicas mais abrangentes e humanizadas e para a busca das medicinas complementares e alternativas (CAM) como opções de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-Graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à medicina convencional. Este estudo analisa as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, totalizando 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História Oral. Os resultados revelaram que os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, intelectivas e de atitude, maior satisfação profissional e pessoal, e melhora na relação médico-paciente.
Palavra-chave Homeopathy
Complementary Therapies
Humanization of Assistance
Medical education
Single Health System
Oral history
Homeopatia
Terapias Cognitivas
Humanizações da assistência médica
Educação em medicina
Sistema Único de Saúde
História oral
Idioma Português
Data de publicação 2009-09-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 3, p. 356-363, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 356-363
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000300006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000300006 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5191

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022009000300006.pdf
Tamanho: 120.6KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta