A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas

A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas

Alternative title The construction of mathematical concepts in children education: a report of experience on the development of numeral notions
Author Silva, Gabriela de Holanda Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Moretti, Vanessa Dias Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract "O presente trabalho tem como intuito analisar e relatar uma experiência realizada por meio de uma ação do Projeto de Extensão Clube da Matemática, que tem por tema “Brincando com matemática na Educação Infantil”. Este trabalho foi realizado através de um modelo descritivo, como um relato de experiência, onde tem como base tecer observações e relatar o ensino de matemática na Educação Infantil, mais especificamente, por meio de jogos e brincadeiras e suas construções numéricas. Para isso, foi realizado um trabalho de observações entre o período do dia quinze de abril a trinta de abril, no primeiro semestre de 2019, em uma turma de Estágio I (4 a 5 anos) da Escola da Prefeitura de Guarulhos Professor Milton Luiz Ziller. Desse modo, por meio de uma ação da extensão foi analisado como as crianças apreendem e desenvolvem conceitos e noções numéricas por meio da ludicidade, tal como a importância do educador nesse processo. Para aprofundar a análise foram eleitos, como base, alguns teóricos como Lorenzato (2015) e Moretti & Souza (2015), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998). Com base nesses autores, discorro sobre a importância do papel do educador no processo de ensino-aprendizagem das crianças, tal como sua mediação, para que, assim, as atividades propostas a elas sejam de referidas as suas compreensões e necessidades, respeitando suas particularidades e singularidades a fim de obter um resultado onde a criança possa obter a significação de suas próprias atividades e de todo o processo. "
Keywords ensino de matemática
educação infantil
jogos e brincadeiras
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Guarulhos
Language Portuguese
Date 2019-07-10
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 43 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51877

Show full item record




File

Name: Gabriela de Holanda Silva - TCC.pdf
Size: 841.4Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account