Eficácia a longo prazo de um programa de escola de coluna na mudança de hábitos posturais em indivíduos com dor lombar

Eficácia a longo prazo de um programa de escola de coluna na mudança de hábitos posturais em indivíduos com dor lombar

Autor Bettencourt, Arielle Elianne Sousa Autor UNIFESP Google Scholar
Tutor Poletto, Patricia Rios Autor UNIFESP Google Scholar
Institución Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumen A dor lombar atinge níveis epidêmicos na população em geral, sendo o segundo distúrbio doloroso que mais afeta o homem. Essa dor leva o indivíduo a redução da sua capacidade funcional, levando ao afastamento das atividades laborais. Para tratamento dos pacientes com lombalgia atualmente as Escolas da Coluna têm sido muito utilizadas. Os programas de Escola da Coluna geralmente incluem os aspectos educativos sobre anatomia e fisiologia básica da coluna, epidemiologia e fatores causadores da dor lombar, além de informações sobre como reduzir a intensidade e frequência da dor lombar com modificação da postura nas atividades de vida diária, e a importância dos exercícios para manutenção dos hábitos posturais. Porém ainda não se sabe se a mudança nos hábitos posturais aprendidos persiste a longo prazo. Com isso o presente estudo verificou se os participantes de um programa de Escola da Coluna conseguiram manter as mudanças adquiridas nos hábitos posturais em sua vida diária a longo prazo e avaliou a capacidade funcional após essas mudanças. A amostra foi composta por 11 indivíduos que participaram do programa de Escola da Coluna da UNIFESP em 2015 e em 2016 que responderam à um questionário de mudança de hábitos posturais e de capacidade funcional (Roland Morris). Os resultados mostraram que a maioria dos participantes que passaram pelo programa de Escola da Coluna nos anos de 2015 e 2016, conseguiram a longo prazo manter os hábitos posturais a partir das orientações aprendidas no programa e obtiveram melhora da dor, da postura corporal e da qualidade de vida além da melhora significativa da capacidade funcional

The low back pain reach epidemic levels on the population in general, it’s becoming the second painful disturbance that most affect the men. That pain lead the person to reduce functional capacity, leading him to retire from is labouring activities. For patients with low back pain treatment, actually the back schools have been used. Generally the back school programs include educational aspects about basic anatomy and physiology of column, epidemiology and causer factors of the low back pain, beyond the information about how to reduce the intensity and frequencies of the low back pain with modification of the posture in the daily life, and the importance of the exercises to maintenance of the postural habits. However further is isn't known if the changing of the postural habits learnt persist for a long time. With that the present study main objective is to verify is the participants in a program of back school managed to maintain the acquired changing in the postural habits in their daily life in a long time and evaluate the functional capacity after these changes. The sample was composed for 11 individuals that participate on the back school program in UNIFESP in 2015 and 2016 that answered a questionnaire of habits postural changes and the functional capacity (Roland Morris). The study show that the majority of the participants that pass to the back school program in the years 2015 and 2016, achieved in a long time to maintain the postural habits though the learned orientations in the program and get pain relief, corporal posture and the quality of life beyond significative improvement on the functional capacity
Materia Dor Lombar
Educação em Saúde
Postura
Qualidade de vida
Low back pain
Health Education
Posture
Quality of life
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Santos
Idioma Portugués
Fecha 2017
Publicado en BETTENCOURT, Arielle Elianne Sousa. Eficácia a longo prazo de um programa de escola de coluna na mudança de hábitos posturais em indivíduos com dor lombar. 2017. 31 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Fisioterapia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2017.
Área de conocimiento Promoção, prevenção e reabilitação em saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensión 31 f.
Restricciones de acceso Acceso cerrado
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51694

Mostrar el registro completo del ítem




Fichero

Nombre: TCC ArielleBetteneourt.pdf
Tamaño: 464.4Kb
Formato: PDF
Descripción:
Abrir fichero

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)