ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA EQUIPE GESTORA

Show simple item record

dc.contributor.advisor Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]
dc.contributor.author Pilatis, Camila [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2019-08-29T20:56:05Z
dc.date.available 2019-08-29T20:56:05Z
dc.date.issued 2019-05-03
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51528
dc.description.abstract O tema desta pesquisa de Conclusão de Curso de Pedagogia é a relação família-escola, numa perspectiva sociológica. O foco desta pesquisa é investigar a forma como se estabelece a relação entre famílias e escola, a partir de estudo realizado em uma escola municipal de Guarulhos, reconhecida na rede por ter em sua base a valorização da participação das famílias e da comunidade nas atividades escolares como ponto importante. O objetivo central é compreender como se dá a gestão democrática e a participação da família na escola investigada, a partir da lógica da equipe de gestão. Para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de referência: Zago (1994), Thin (2006), Moura (2009), Santana (2010), Vieira; Raginato, Moraes (2009), Maurício (2009), Garrafa; Lomonaco (2009), Bezerra (2010), Mendes (2009), Paro (1995) e Nunes; Vilarinho (2001). A metodologia utilizada na coleta dos dados baseou-se em dados de observação do espaço escolar e na realização de entrevistas semiestruturadas com o trio gestor da escola (direção, vice-direção e coordenação). O trabalho é finalizado com a análise dos dados coletados em relação ao referencial teórico. Com as informações coletadas, foi possível evidenciar que a democracia na escola, mesmo assegurada legalmente, encontra dificuldades para sua efetivação, dificuldades que possuem origem histórica, política, social e cultural. pt_BR
dc.format.extent 67 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Escola-família pt_BR
dc.subject Escola e democracia pt_BR
dc.title ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA EQUIPE GESTORA pt_BR
dc.title.alternative Study about democratic management and the relationship between families and school: the point of view of management team pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
unifesp.graduateProgram Não se aplica pt_BR
unifesp.knowledgeArea Outra pt_BR
dc.contributor.authorLattes Não Possui pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5091309773899741 pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.assessoresproreitorias Não se aplica pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR
unifesp.especializacao Não se aplica pt_BR



File

Name: TCC_CamilaPilatis 2604.pdf
Size: 638.1Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account