ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA EQUIPE GESTORA

ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA EQUIPE GESTORA

Título alternativo Study about democratic management and the relationship between families and school: the point of view of management team
Autor Pilatis, Camila Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Pós-graduação Não se aplica
Resumo O tema desta pesquisa de Conclusão de Curso de Pedagogia é a relação família-escola, numa perspectiva sociológica. O foco desta pesquisa é investigar a forma como se estabelece a relação entre famílias e escola, a partir de estudo realizado em uma escola municipal de Guarulhos, reconhecida na rede por ter em sua base a valorização da participação das famílias e da comunidade nas atividades escolares como ponto importante. O objetivo central é compreender como se dá a gestão democrática e a participação da família na escola investigada, a partir da lógica da equipe de gestão. Para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de referência: Zago (1994), Thin (2006), Moura (2009), Santana (2010), Vieira; Raginato, Moraes (2009), Maurício (2009), Garrafa; Lomonaco (2009), Bezerra (2010), Mendes (2009), Paro (1995) e Nunes; Vilarinho (2001). A metodologia utilizada na coleta dos dados baseou-se em dados de observação do espaço escolar e na realização de entrevistas semiestruturadas com o trio gestor da escola (direção, vice-direção e coordenação). O trabalho é finalizado com a análise dos dados coletados em relação ao referencial teórico. Com as informações coletadas, foi possível evidenciar que a democracia na escola, mesmo assegurada legalmente, encontra dificuldades para sua efetivação, dificuldades que possuem origem histórica, política, social e cultural.
Assunto Gestão democrática
Participação
Escola-família
Escola e democracia
Cobertura Guarulhos
Idioma Português
Data 2019-05-03
Área de concentração Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensão 67 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51528

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: TCC_CamilaPilatis 2604.pdf
Tamanho: 638.1Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)