ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE CADERNOS ESCOLARES

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Fernando Rodrigues de [UNIFESP]
dc.contributor.author Mateus, Thaís Silva [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2019-08-29T20:52:57Z
dc.date.available 2019-08-29T20:52:57Z
dc.date.issued 2019-07-01
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51527
dc.description.abstract "Apresentam-se aqui resultados de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo e vinculada ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura cujo objetivo foi contribuir para a reflexão sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita em turmas de Ensino Fundamental na cidade de Guarulhos. Para tanto, foram coletados cadernos escolares de duas turmas do 5º ano de escolas da rede municipal de ensino de Guarulhos. Os cadernos escolares foram escolhidos como fonte privilegiada de pesquisa por serem dispositivo principal de registro da maioria dos conhecimentos transmitidos em sala de aula durante o período de um ano letivo, o que torna um instrumento imprescindível para a compreensão de práticas escolares de ensino e aprendizagem. Para atingir o objetivo da análise, o trabalho foi baseado principalmente nos estudos sobre cadernos escolares de Vinão (2008), Givrtz e Larrondo (2008), Essa análise foi confrontada com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997) de Língua Portuguesa e no Quadro de Saberes Necessários - QSN (2010), que consiste na proposta curricular da rede de ensino de Guarulhos. Com auxílio das fotografias retiradas das atividades de leitura e escrita presentes nos cadernos, do embasamento de autores que dissertam sobre o tema desse TCC, foi possível compreender aspectos do ensino de leitura e escrita no contexto das escolas investigadas, observando-se o movimento de apropriação de teorias mais recentes sobre o ensino da língua, mas ainda a predominância de atividades sobre leitura e escrita que apresentam uma perspectiva de ensino desconectada com as práticas de uso e reflexão sobre a língua, como sugerem os documentos curriculares." pt_BR
dc.format.extent 61 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject escrita pt_BR
dc.subject cadernos escolares pt_BR
dc.subject currículo pt_BR
dc.subject ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.title ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE CADERNOS ESCOLARES pt_BR
dc.title.alternative TEACHING OF READING AND WRITING IN 5th GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL CLASSROOMS: ANALYSIS OF SCHOOL NOTEBOOKS pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
unifesp.graduateProgram Não se aplica pt_BR
unifesp.knowledgeArea Outra pt_BR
dc.contributor.authorLattes Não Possui pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7112621592674917 pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.assessoresproreitorias Não se aplica pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR
unifesp.especializacao Não se aplica pt_BR



File

Name: Trabalho de Con ... a Mateus - repositório.pdf
Size: 4.833Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account