ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE CADERNOS ESCOLARES

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE CADERNOS ESCOLARES

Título alternativo TEACHING OF READING AND WRITING IN 5th GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL CLASSROOMS: ANALYSIS OF SCHOOL NOTEBOOKS
Autor Mateus, Thaís Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Oliveira, Fernando Rodrigues de Autor UNIFESP Google Scholar
Pós-graduação Não se aplica
Resumo "Apresentam-se aqui resultados de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo e vinculada ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura cujo objetivo foi contribuir para a reflexão sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita em turmas de Ensino Fundamental na cidade de Guarulhos. Para tanto, foram coletados cadernos escolares de duas turmas do 5º ano de escolas da rede municipal de ensino de Guarulhos. Os cadernos escolares foram escolhidos como fonte privilegiada de pesquisa por serem dispositivo principal de registro da maioria dos conhecimentos transmitidos em sala de aula durante o período de um ano letivo, o que torna um instrumento imprescindível para a compreensão de práticas escolares de ensino e aprendizagem. Para atingir o objetivo da análise, o trabalho foi baseado principalmente nos estudos sobre cadernos escolares de Vinão (2008), Givrtz e Larrondo (2008), Essa análise foi confrontada com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997) de Língua Portuguesa e no Quadro de Saberes Necessários - QSN (2010), que consiste na proposta curricular da rede de ensino de Guarulhos. Com auxílio das fotografias retiradas das atividades de leitura e escrita presentes nos cadernos, do embasamento de autores que dissertam sobre o tema desse TCC, foi possível compreender aspectos do ensino de leitura e escrita no contexto das escolas investigadas, observando-se o movimento de apropriação de teorias mais recentes sobre o ensino da língua, mas ainda a predominância de atividades sobre leitura e escrita que apresentam uma perspectiva de ensino desconectada com as práticas de uso e reflexão sobre a língua, como sugerem os documentos curriculares."
Assunto Leitura
escrita
cadernos escolares
currículo
ensino de língua portuguesa
Cobertura Guarulhos
Idioma Português
Data 2019-07-01
Área de concentração Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensão 61 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51527

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: Trabalho de Con ... a Mateus - repositório.pdf
Tamanho: 4.833Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)