Urbe móvel, urbe mórbida: automóveis, bondes elétricos e a violenta disputas pelas ruas da cidade de São Paulo (1900-1930).

Urbe móvel, urbe mórbida: automóveis, bondes elétricos e a violenta disputas pelas ruas da cidade de São Paulo (1900-1930).

Título alternativo Mobile city, morbid city: automobiles, eletric bonds and the violent dispute by the streets of the city of São Paulo (1900-1930).
Autor Silva, André Luiz Godinho da Autor UNIFESP Google Scholar
Tutor Ferla, Luis Antonio Coelho Autor UNIFESP Google Scholar
Programa de posgrado Não se aplica
Resumen "Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito dos fenômenos da modernidade em São Paulo, durante o recorte temporal de 1900 a 1930, debruçando-se principalmente sobre os novos paradigmas de transporte que surgem na cidade na virada do século XIX para o XX, os automóveis e os bondes elétricos. Atenta-se ao fascínio causado pelas novas tecnologias na elite cafeeira, que se entusiasmava com a possibilidade de apropriar-se do que havia de mais moderno na Europa e nos EUA. Não deixando de lado a relação violenta desses artefatos tecnológicos com a população paulistana nas ruas de São Paulo, sobretudo as classes menos favorecidas, que disputavam cada metro das apertadas ruas da cidade com os mencionados automóveis e bondes elétricos. A proposta desta monografia consiste em analisar na imprensa da Primeira República, o impacto desses fenômenos no cotidiano da cidade nas primeiras três décadas do século XX. Os constantes atropelamentos, acidentes e a relação conflituosa da população junto às novas categorias de trabalho que acompanham as máquinas, os motorneiros, condutores e choferes. Procurou-se compreender como a imprensa se posicionou em relação à violência dessas relações e quais foram as medidas tomadas pela câmara no sentido de regulamentar essas novas tecnologias."
Materia Modernidade
Bondes elétricos
Automóveis
Atropelamentos
São Paulo
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Guarulhos
Idioma Portugués
Fecha 2018-12-06
Área de conocimiento Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensión 60 f.
Restricciones de acceso Acceso abierto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51525

Mostrar el registro completo del ítem




Fichero

Nombre: 2019-07-26 17.18.58.JPG
Tamaño: 277.9Kb
Formato: imagen JPEG
Descripción:
Abrir fichero
Nombre: Monografia_Fina ... revisada PDF imprimir.pdf
Tamaño: 914.4Kb
Formato: PDF
Descripción:
Abrir fichero

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)